Para desembaraçar os fios

Autores

  • Maria Lúcia de Souza Barros Pupo

Palavras-chave:

jogo teatral, jogo dramático, pedagogia teatral

Resumo

A fim de tornar mais precisos alguns dos conceitos que fundamentam a pedagogia teatral, o presente artigo aborda as noções de theater game, dramatic play e jeu dramatique, partindo da origem desses conceitos, de seus princípios básicos e de autores que trataram dessas questões. A repercussão dessas diferentes práticas no Brasil aponta para uma diferenciação. Enquanto processos baseados nos theater games e no jeu dramatique se valem da linguagem teatral como princípio norteador, as práticas da vertente do dramatic play negam o interesse da arte teatral como fundamento de uma pedagogia para crianças e jovens, apoiando-se no faz-de-conta infantil e na noção de dramatização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lúcia de Souza Barros Pupo

Maria Lúcia de Souza Barros Pupo é professora titular no Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

 

Arquivos adicionais

Publicado

2010-03-22

Como Citar

Pupo, M. L. de S. B. (2010). Para desembaraçar os fios. Educação &Amp; Realidade, 30(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12462

Edição

Seção

Artigos