O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX
Resumo
Sob o olhar da história cultural, este artigo analisa disputas sobre finalidades e métodos para ensinar Aritmética nas escolas primárias paranaenses, divulgadas pela revista A Escola, periódico que circulou no estado, no início do século XX. Destaca-se discursos emitidos por intelectuais defensores de um ensino primário laico e gratuito, em que a questão principal, para além da ordem pedagógica, era também de ordem social e política, um aspecto geralmente ausente nas diretrizes curriculares.
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
====================================================================
REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO / HISTORY EDUCATION JOURNAL
QUALIS/CAPES 2016: Educação - A1 / Ensino - A1 / História - A2 / Interdisciplinar - A2 / Direito - A2 / Linguística e Literatura - B1 / Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo - B1
ISSN online: 2236-3459
E-mail: rhe.asphe@gmail.com
REDES SOCIAIS / SOCIAL NETWORKS
INDEXADORES / INDEXERS
PATROCINADORES E APOIADORES / SPONSORS AND SUPPORTERS
AGÊNCIAS DE FOMENTO / DEVELOPMENT AGENCIES