A série de livros de leitura para a América Latina no contexto da política do Institute of Inter-American Affairs (USA)

Autores

  • Eliane Peres (Brasil) Universidade Federal de Pelotas - Pelotas - Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

livros didáticos, livros de leitura, Estados Unidos, América Latina

Resumo

Este artigo analisa uma série de livros de leitura produzida nos anos de 1940, no contexto da política norte-americana para a América Latina, conhecida como “Política da Boa Vizinhança”. A produção desses livros resultou de um acordo assinado, em 1944, entre a Divisão de Educação do então denominado Inter-American Educational Foundation, Inc., (renomeado, em 1947, como Institute of Inter-American Affairs, IIAA) e o Ministério da Educação da Guatemala. O objetivo era, contudo, que essa série fosse usada nos demais países da América do Sul e da América Central. A análise dos sete livros evidencia que havia uma estreita correlação entre os conteúdos neles apresentados e os objetivos dos programas de cooperação, revelando nitidamente uma intencionalidade civilizatória dos Estados Unidos para com os países da América Latina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Peres (Brasil), Universidade Federal de Pelotas - Pelotas - Rio Grande do Sul

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Coordenadora do Hisales (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares).

Downloads

Publicado

2020-01-21

Como Citar

Peres (Brasil), E. (2020). A série de livros de leitura para a América Latina no contexto da política do Institute of Inter-American Affairs (USA). Revista História Da Educação, 24, e93692. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/93692

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo