A série de livros de leitura para a América Latina no contexto da política do Institute of Inter-American Affairs (USA)
Resumo
Este artigo analisa uma série de livros de leitura produzida nos anos de 1940, no contexto da política norte-americana para a América Latina, conhecida como “Política da Boa Vizinhança”. A produção desses livros resultou de um acordo assinado, em 1944, entre a Divisão de Educação do então denominado Inter-American Educational Foundation, Inc., (renomeado, em 1947, como Institute of Inter-American Affairs, IIAA) e o Ministério da Educação da Guatemala. O objetivo era, contudo, que essa série fosse usada nos demais países da América do Sul e da América Central. A análise dos sete livros evidencia que havia uma estreita correlação entre os conteúdos neles apresentados e os objetivos dos programas de cooperação, revelando nitidamente uma intencionalidade civilizatória dos Estados Unidos para com os países da América Latina.
Palavras-chave
livros didáticos, livros de leitura, Estados Unidos, América Latina
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REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO / HISTORY EDUCATION JOURNAL
QUALIS/CAPES 2016: Educação - A1 / Ensino - A1 / História - A2 / Interdisciplinar - A2 / Direito - A2 / Linguística e Literatura - B1 / Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo - B1
ISSN online: 2236-3459
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