Casos e histórias da profissionalização docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1928-1935)

André Luiz Paulilo (Brasil)

Resumo


O artigo trata de casos e histórias da atividade docente no Brasil, especialmente acerca da organização da carreira do magistério entre 1928 e 1935. Primeiro, discute-se os tempos de formação e o tipo de atuação profissional organizada para a docência naquele período. Depois, analisa-se alguns percalços e armadilhas da formação docente pretendida e do recrutamento dos quadros da educação. O estudo sugere que esses percalços e armadilhas foram vestígios da resistência contra as políticas de reforma da educação pública propostas por Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira.


Palavras-chave


Professores; Formação; Profissão docente; Políticas de educação

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REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO / HISTORY EDUCATION JOURNAL

QUALIS/CAPES 2016: Educação - A1 / Ensino - A1 / História - A2 / Interdisciplinar - A2 / Direito - A2 / Linguística e Literatura - B1 / Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo - B1

ISSN online: 2236-3459

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