Da universidade quinhentista de Paris para o mundo: currículo e método em Petrus Ramus

Jorge Ramos do Ó (Portugal), Ana Luísa Paz (Portugal)

Resumo


Propomos uma discussão historicamente situada acerca da organização e administração, na cultura ocidental, de um saber inteiramente escolar, caracterizado pelos princípios da ordem e da uniformidade, e que se expressa em monografias - de tipo compendiário e manualístico -, produzidas para circular unicamente nos estabelecimentos de ensino. A análise recuará até ao espaço universitário do Renascimento e aos primeiros debates sobre a premência de um dispositivo de sistematização do conhecimento, onde Petrus Ramus aparece como uma personagem conceptual e onde se descobre um diagnóstico seminal assente sobre um gesto educativo como supondo uma dupla articulação: (i) o currículo é o invariante que permite racionalizar todo conhecimento através de disciplinas unidas num plano de estudos, ao passo que (ii) o método constitui a possibilidade de estabilizar e simplificar, de articular e graduar todos os conteúdos escolares.


Palavras-chave


Currículo, Método; Petrus Ramus; Ramismo; Pedagogia Universitária

Texto completo:

PDF (Português (Portugal))

Referências


DESCARTES, René. Regras para a direção do espírito. Lisboa: Edições 70, 1989 [1628].

FOUCAULT, Michel. Nietzsche, genealogy, history. In: RABINOW, Paul (ed.). The Foucault Reader. Nova Iorque: Pantheon, 1984. p. 76-97.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1999 [1977].

GRAVES, Frank Pierrepont. Petrus Ramus and the educational reformation of the sixteenth century. Nova Iorque: Macmillan, 1912.

HOTSON, Howard. Commonplace learning: Ramism and its german ramifications. Oxford: Oxford University Press, 2007.

MACK, Peter. Renaissance argument: Valla and Agricola in the traditions of rethoric and dialectic. Leida, Nova Iorque e Colónia: E. J. Brill, 1993.

Ó, Jorge Ramos do. O governo de si mesmo: modernidade pedagógica e encenações disciplinares do aluno liceal (último quartel do século XIX - meados do século XX). Lisboa: Educa, 2003.

ONG, Walter Jackson. Commonplace rhapsody: Ravisus Textor, Zwinger and Shakespeare. In: BOLGAR, Robert Ralph. (ed.). Classical influences on european culture (1500-1700). Cambridge: Cambridge University Press, 1974. p. 91-126.

ONG, Walter Jackson. Ramus, method and the decay of dialogue. Cambridge: Harvard University Press, 1983 [1958].

RAMUS, Petrus. Advertissements sur la reforme de l’Université de Paris. Paris: S. Ed., 1652.

RAMUS, Petrus; FREIG, Johannes Thomas. P. Rami Professio Regia Hoc Est Septem Artes Liberales in Regia Cathedra Per Ipsum Parisijs Apodictico Docendigenere Propositæ & Per Ioan Thomam Freigium in Tabulas Perpetuas... Basileia: Sebastianum Henricpetri, 1576.

SELLBERG, Erland. Petrus Ramus. In: Stanford Encyclopedia of Philosophy. Stanford, EUA: Center for the Study of Language and Information (CSLI), Stanford University, 2016. Disponível em: http://plato.stanford.edu/entries/ramus/. Acesso em: 20 abr. 2018.

TRICHE, Stephen; MCKNIGHT, Douglas. The quest for method: the legacy of Peter Ramus. History of education, v. 33, n. 1, p. 39-54, 2004.

VARELA, Julia. Genealogy of education. In: POPKEWITZ, Thomas S.; FRANKLYN, Barry M.; PEREYRA, Miguel A. (ed.). Cultural history and education. Nova Iorque: Routledge Falmer, 2001. p. 109-124.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.
';



====================================================================

REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO / HISTORY EDUCATION JOURNAL

QUALIS/CAPES 2016: Educação - A1 / Ensino - A1 / História - A2 / Interdisciplinar - A2 / Direito - A2 / Linguística e Literatura - B1 / Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo - B1

ISSN online: 2236-3459

E-mail: rhe.asphe@gmail.com

Facebook RHE

Twitter RHE 

Google + (Plus) 

Academia RHE

Linkedin RHE


INDEXADORES / INDEXERS

Diadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

Dialnet - Fundación Dialnet

Doaj - Directory of Open Access Journals

Educ@ Scielo FCC - Indexador online de periódicos na área da Educação

EZB - Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Electronic Journals Library)

Google Acadêmico - Google Scholar

Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

LatinRev - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades

OEI - Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciência y la Cultura - Biblioteca Digital

Periódicos Capes - Portal de Periódicos Capes / MEC

PKP - Public Knowledge Project

Qualis Periódicos - Plataforma Sucupira

Redalyc - Sistema de Información Científica Redalyc / Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal

Redib - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

Scielo - Scientific Electronic Library Online

Scopus - Abstract and citation database of peer-reviewed literature: scientific journals, books and conference proceedings

SJR - Scimago Journal & Country Ranking

Sumários.org - Sumários de Revistas Brasileiras

 

PATROCINADORES / SPONSORS

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS

Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Universidade de Caxias do Sul - UCS

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

 

AGÊNCIAS DE FOMENTO

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes