Apropriações dos saberes pedagógicos no início da formação: manuais e provas da Escola Normal de São Paulo (década de 1870) - Appropriation of pedagogical knowledge during teaching formation: guidebooks and tests of Escola Normal in São Paulo

Autores

  • Vivian Batista da Silva Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Tatiane Tanaka Perez, Brasil Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Resumo

O artigo que aqui se apresenta examina manuais e provas feitas pelos estudantes da Escola Normal de São Paulo nos anos de 1870. Isso significa perguntar quais temas, conteúdos e referências eram ensinados no início da docência e como esses saberes eram lidos, interpretados, citados, enfim, de que modo eram apropriados. Os livros e exames analisados são indícios exemplares do que se ensinava e do que se aprendia num curso aindaem consolidação. Oslivros e as provas em pauta foram, em suma, produtos e produtores de uma institucionalização e formalização dos saberes do início do magistério, revestindo-se dos temas previstos para estudo na Escola Normal, dos modos como foram desenvolvidos e da maneira como foram selecionadas e mobilizadas as referências do curso.

Palavras-chaves: manuais pedagógicos, escola normal, cultura escolar.


APPROPRIATION OF PEDAGOGICAL KNOWLEDGE DURING TEACHING FORMATION: GUIDEBOOKS AND TESTS OF ESCOLA NORMAL IN SÃO PAULO (IN THE 1870'S)

Abstract

The present article aims at examining manuals and tests taken by the students of Escola Normal inSão Pauloduring the years of 1870. This means asking which themes, contents and references were taught in the beginning of the teaching formation? And how was such knowledge read, interpreted, quoted, and ultimately, how was it assumed? The analyzed books and tests are perfect indications of what was taught and of what was learned from a course which was still under construction. The said books and tests were, in short, products and producers of an institutionalization as well as a formalization of knowledge in the beginning of teachership.  It was coated with the expected themes to be studied at Escola Normal, with the way they were developed and with how the references of the course were selected and used as resources.

Key-words: pedagogical manuals, normal school, school culture.

 

APROPIACIONES DE LOS SABERES PEDAGÓGICOS EN EL INICIO DE LA FORMACIÓN: MANUALES Y PRUEBAS DE LA ESCUELA NORMAL DE SÃO PAULO (DÉCADA DE 1870)

Resumen       

El artículo que aquí se presenta examina manuales y pruebas hechas por los estudiantes dela Escuela Normalde São Paulo en los años de 1870. ¿Eso significa preguntar cuáles temas, contenidos y referencias eran enseñados en el inicio de la docencia? ¿Y cómo esos saberes eran leídos, interpretados, nombrados, o sea, de que modo eran apropiados? Los libros y exámenes analizados son indicios ejemplares de aquello que se enseñaba y de lo que se aprendía en un curso todavía en consolidación. Los libros y las pruebas en pauta fueron, en suma, productos y productores de una institucionalización y formalización de los saberes del inicio del magisterio, revistiéndose de los temas previstos para estudio enla Escuela Normal, de los modos como fueron desarrollados y de la manera como fueron seleccionadas y movilizadas las referencias del curso.

Palabras-clave: manuales pedagógicos, escuela normal, cultura escolar.

 

L’ACQUISITION DE SAVOIRS PÉDAGOGIQUES AU DÉBUT DE L'ÉDUCATION: LES MANUELS ET  LES EXAMENS DE L'ÉCOLE NORMALE DE SÃO PAULO (DÉCENNIE 1870)

Résumé

L'article présenté ici examine les manuels et tests réalisés par les étudiants de l'École Normale de São Paulo dans les années 1870. Ils permettent de se demander quels thèmes, contenus et références ont été inculqués au début de l'enseignement et comment ces connaissances ont été lues, interprétées, citées, c’est-à-dire comment elles étaient assimilées. Les livres et les tests ici analysés peuvent être considérés comme des preuves exemplaires de ce qui a été enseigné et de ce qui était appris dans un cours encore en consolidation. En résumé, les  livres et les examens en question ont été non seulement les produits mais également les producteurs de l'institutionnalisation et de la formalisation des connaissances depuis le début de l'enseignement, tout en représentant  les sujets prévus pour l'enseignement à l'École Normale, la façon dont ils ont été élaborés et la manière dont les références du cours ont été sélectionnées et mobilisées.

Mots-clé: manuels d'enseignement, école normale, culture de l'enseignement.

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Biografia do Autor

Vivian Batista da Silva, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Professora da área de Didática do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde realizou seu mestrado e doutorado.

Tatiane Tanaka Perez, Brasil, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Mestre em História da Educação pela Universidade de São Paulo, onde atualmente realiza seus estudos em nível de doutorado, investigando os processos de formação de professores e a constituição dos saberes pedagógicos.

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Publicado

2013-12-18

Como Citar

da Silva, V. B., & Perez, Brasil, T. T. (2013). Apropriações dos saberes pedagógicos no início da formação: manuais e provas da Escola Normal de São Paulo (década de 1870) - Appropriation of pedagogical knowledge during teaching formation: guidebooks and tests of Escola Normal in São Paulo. Revista História Da Educação, 18(42), 93–113. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/41053

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo