Os caminhos da historiografia educativa portuguesa: da história à educação

Autores

  • Ernesto Candeias Martins Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Resumo

 

Os caminhos e as tendências da historiografia educativa portuguesa, no período contemporâneo, retractam as características significativas da evolução da educação e da escola nos séculos 19-20. O autor realiza uma abordagem à historiografia educativa do ensino e da escola pública, cujo desenvolvimento regeu-se por três condicionalismos: o discurso legalista, político e normalista (legislação e intervenções políticas nos órgãos); a explicação pedagógica da realidade educativa; e as condições estruturais da educação e da escola oficial. As resistências às mudanças educativas ficaram marcadas pelo analfabetismo, pelos níveis percentuais de escolaridade, pelo insucesso e abandono escolar, pela formação e estatuto dos professores e, ainda pela política de centralização e descentralização do ensino.

Palavras-chave: historiografia educativa, escola pública, escolaridade e formação de professores.

 

Abstract

The parts and the tendencies of Portuguese contemporary educational history show the meaningful characteristics of the evolution of education and school in the 19th/20th centuries. The author approaches the educational history of teaching and public schooling, who's development was subordinated to three constraints: the legal, political and normative speech (legislation and political speeches); the pedagogical explanation of educational reality and the structural conditions of education and public schooling. The resistance to educational changes were marked by illiteracy, the percentage levels of schooling, failure and dropout, training and status of teachers, and also by the political centralization and decentralizations of education.

Keywords: educational history, public schooling, illiteracy and training of teachers.

 

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Biografia do Autor

Ernesto Candeias Martins, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Emesto Candeias Martins é licenciado em Filosofia e em Ciências da Educação, Mestre em Educação pela Univ. Católica Portuguesa (Lisboa) e doutor em Teoria e Historia da Educação pela Universidade das Ilhas Baleares (Palma de Maiorca - Espanha), exercendo actualmente o cargo de subdirector da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal).

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Publicado

2012-07-02

Como Citar

Martins, E. C. (2012). Os caminhos da historiografia educativa portuguesa: da história à educação. Revista História Da Educação, 8(16), 25–43. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30365

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo