O processo de alfabetização étnico-cultural em cartilhas teuto-brasileiras produzidas para escolas sinodais

Autores

Palavras-chave:

Cartilhas teuto-brasileiras, alfabetização, recursos textuais e visuais

Resumo

O estudo tem por objetivo analisar um conjunto de recursos textuais e visuais presentes em duas cartilhas utilizadas em escolas teuto-brasileiras, de modo a compreender como tais recursos contribuíram para o que se convencionou denominar como alfabetização étnico-cultural dos sujeitos a que se destinavam. A análise documental possibilitou concluir que o conteúdo das cartilhas contemplava o contexto rural e as práticas socioculturais dos estudantes, como modo de interlocução com os mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elias Kruger Albrecht (Brasil), Universidade Federal de Pelotas/UFPel

Possui Graduação em História Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (2017) e Especialização em Metodologia de Ensino de História pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2020). Mestrado em História da Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (2019). Doutorando em História da Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas.  Membro do grupo de pesquisa: Centro De Estudos e Investigação em História da Educação (CEIHE).                                                                      

Lisiane Sias Manke (Brasil), Universidade Federal de Pelotas/UFPel

Possui Graduação em História (2002) e Especialização em História do Brasil (2003) pela Universidade Federal de Pelotas, Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Educação pelo PPGE da Faculdade de Educação da UFPel, como estágio de doutorado sanduíche (PDEE) na École Normale Superièure de Lyon/França. Realizou estágio de pós-doutorado (com bolsa CNPQ) na Universidade Federal de Minas Gerais em 2015-2016. É Professora do departamento de História da Universidade Federal de Pelotas, atuando na área de Ensino de História, e no Programa de Pós-graduação em História.

Downloads

Publicado

2021-10-22

Como Citar

Albrecht (Brasil), E. K., & Manke (Brasil), L. S. (2021). O processo de alfabetização étnico-cultural em cartilhas teuto-brasileiras produzidas para escolas sinodais. Revista História Da Educação, 25, e107201. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/107201

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo