Raça, memória e educação na formação nacional dos Estados Unidos

Autores

  • Jerry Dávila (Estados Unidos da América) Universidade de Illinois em Urbana Champaign

Palavras-chave:

História, Estados Unidos, Racismo, Escravidão, Educação, Justiça, Memória, Black Lives Matter.

Resumo

Situado no contexto do movimento Black Lives Matter, o texto analisa momentos na história dos direitos civis durante o período da escravidão e no tempo pós-abolição, visando o papel do judiciário e seus vínculos com questões de acesso e igualdade na educação.  Colocando de lado a meta-narrativa positivista sobre a expansão progressiva dos direitos na história norteamericana, vemos momentos em que a ação do judiciário reforçou a escravidão e a segregação racial não apenas como marcos dessa história de políticas raciais, mas também como tentativas frustradas por parte de indivíduos e de movimentos sociais para expandir o acesso aos direitos humanos.  E vemos as maneiras em que a noção positivista de um avanço contínuo dos direitos tem coincidido com projetos de comemoração, memorialização, e romantização do passado escravagista, e de figuras ligadas à defesa da escravidão e da segregação racial. 

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Publicado

2021-07-15

Como Citar

Dávila (Estados Unidos da América), J. (2021). Raça, memória e educação na formação nacional dos Estados Unidos. Revista História Da Educação, 25, e106499. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/106499

Edição

Seção

Dossiê "Independência e instrução no Brasil, Chile e nos Estados Unidos da América"