Em nome da "Recta Conduta", ajuda recíproca, honesta indústria e convívio pacífico: reflexões sobre instrução e educação moral (1824-1827)

Autores

Palavras-chave:

José da Silva Lisboa, Educação moral, Visconde de Cayru

Resumo

Neste artigo, exploro parte da produção de Silva Lisboa, na qual reforça a religião de Estado e a articulação entre ciência e revelação, condição para se atingir um estágio mais elevada, cujo melhor exemplo poderia ser verificado na experiência da Grã-Bretanha. Para o autor, com a Constituição do Império do Brasil, cabia delinear as bases para se formar uma recta conducta, associando, assim, ciência moral e teologia como estratégia de combate aos catecismos da libertinagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Gonçalves Gondra (Brasil), Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Realizou estágio de pós-doutoramento no Departamento de História da UNICAMP e na Divisão de História da École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris (2008-2009). Atualmente é professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Integrou e coordenou o Comitê Científico da ANPEd entre 2008 e 2010. Participou do comitê editorial da Revista Brasileira de História da Educação e atualmente integra os comitês das revistas Cadernos de História da Educação (Uberlândia), História da Educação (ASPHE) e Pro-posições (UNICAMP). Coordenou o GT de História da Educação da ANPEd (2002-2005). É sócio fundador da Sociedade Brasileira de História da Educação, tendo sido eleito vice-presidente da mesma para o biênio 2010-2011 e reeleito para o biênio 2012-2013. É consultor ad-hoc de periódicos especializados, editoras e agências de fomento. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação brasileira, educação no império, história da infância e historiografia. É pesquisador da FAPERJ no programa Jovem Cientista do Nosso Estado, do PROCIENCIA UERJ/FAPERJ e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Publicado

2021-07-15

Como Citar

Gondra (Brasil), J. G. (2021). Em nome da "Recta Conduta", ajuda recíproca, honesta indústria e convívio pacífico: reflexões sobre instrução e educação moral (1824-1827). Revista História Da Educação, 25, e106107. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/106107

Edição

Seção

Dossiê "Independência e instrução no Brasil, Chile e nos Estados Unidos da América"