A escolarização do ensino de ciências na educação primária no Paraná: entre o desencantamento do mundo e o utilitarismo, matizes de educação moral

Autores

Palavras-chave:

ensino de ciências, história do currículo, reformas educacionais, história das sensibilidades.

Resumo

O texto analisa o processo de escolarização do que se denominou “ensino científico” na educação primária no Estado do Paraná (Brasil), ao longo das três primeiras décadas do século XX. A partir da ótica da história do currículo, analisa as interações entre enunciados a favor da sua introdução e o aparecimento da rubrica Sciencias Physicas e Naturaes no programa de estudos. Como fontes, mobiliza projetos de reforma do ensino, a imprensa pedagógica, além de documentos normativos, relatórios oficiais e programas de ensino. A análise permite identificar dois momentos na trajetória da respectiva matéria escolar. O primeiro, a partir da primeira década do século XX, quando o elenco dos conteúdos a serem ensinados ganham menos atenção do que a assimilação de uma disciplina mental e comportamental. O segundo, por volta da década de 1920, quando se destaca a utilidade dos conteúdos em relação com os costumes laborais e higiênicos.

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Biografia do Autor

Sidmar dos Santos Meurer (Brasil), Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Professor Adjunto na Universidade Federal do Paraná (UFPR), lotado no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação (DTPEN/ED), atuando na formação de professores/as com as disciplinas de teoria e prática do ensino de Educação Física. É Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2005) e Mestre em Educação, na Linha de História e Historiografia da Educação, também pela Universidade Federal do Paraná (2008) e Doutor em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (2019), pela Universidade Federal de Minas Gerais. Como Pesquisador está vinculado ao Centro de Pesquisa em História da Educação (GEPHE) e ao Núcleo de Pesquisas sobre a Educação dos Sentidos e das Sensibilidades (NUPES), ambos na Faculdade de Educação da UFMG. Tem experiência na área de Educação e Educação Física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: escolarização, história da educação; história da escolarização; currículo; história do currículo; educação do corpo; historia da educação dos sentidos e das sensibilidades e história da educação do corpo.

Publicado

2021-10-22

Como Citar

Meurer (Brasil), S. dos S. (2021). A escolarização do ensino de ciências na educação primária no Paraná: entre o desencantamento do mundo e o utilitarismo, matizes de educação moral. Revista História Da Educação, 25, e102325. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/102325

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo