A educação escolar de pomeranos e descendentes em Santa Maria de Jetibá (ES)

Cione Marta Raasch Manske (Brasil), Maria Cristina Dadalto (Brasil)

Resumo


Este artigo investiga a educação escolar entre pomeranos e descendentes no município de Santa Maria de Jetibá (ES) a partir do processo de construção histórica deste grupo étnico no assentamento e permanência no estado. Construíram-se duas categorias de análise: a escola comunitária e a nacionalização das escolas pomeranas; o programa de educação escolar pomerano. Utilizamos o levantamento de fontes e bibliográficos, bem como análise de imagens.


Palavras-chave


Língua; identidade; imigração pomerana; educação escolar

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REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO / HISTORY EDUCATION JOURNAL

QUALIS/CAPES 2016: Educação - A1 / Ensino - A1 / História - A2 / Interdisciplinar - A2 / Direito - A2 / Linguística e Literatura - B1 / Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo - B1

ISSN online: 2236-3459

E-mail: rhe.asphe@gmail.com

 

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