A instrução de meninas no Asilo de Santa Teresa (Maranhão / 1856 - 1871)
Palavras-chave:
Educação feminina, Maranhão Império, Asilo de Santa Teresa.Resumo
Trata-se de analisar a instrução de meninas pobres e desvalidas atendidas pelo Asilo de Santa Teresa, instituição criada na Província do Maranhão em 1855, com a finalidade de abrigar, proteger e educar essas crianças. Descrevem-se as práticas escolares voltadas para o ensino das primeiras letras, das prendas domésticas ou para cumprirem o papel de esposas, cuidar do lar, do marido e da prole. Elabora-se o texto a partir da garimpagem das fontes manuscritas, dos artigos publicados em jornais, dos relatórios dos diretores do Estabelecimento e dos presidentes da Província. Conclui-se que o Asilo exerceu importante papel na formação escolar e de mão de obra de crianças do sexo feminino no Maranhão no século XIX.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.