Pesquisa-Intervenção e Formação Inventiva de Professores / Intervention-Research and inventive teacher’s formation

Autores

  • Rosimeri Dias

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.53949

Resumo

Este trabalho é efeito das pesquisas sobre formação inventiva de professores. Toma o tema da invenção e da expansão dos territórios de pensamento como modo de expressar ética-estética-politicamente que formar professores é dizer que produzimos subjetividades. Trata-se de deslocar a noção de formação inventiva de professores, por meio da pesquisa-intervenção, para os territórios de encontro entre universidade e escola básica. A noção de território é pensada como uma dimensão de passagens em que se constituem as subjetividades, como proposto por Gilles Deleuze e Felix Guattari. A ideia de uma Formação inventiva de professores acontece como uma prática de instaurar territórios regulares de estudos e análises nos lugares dogmáticos do trabalho com os modos de viver, de conhecer e de formar. O intuito é fazer um movimento de habitar os territórios de formação e forjar coletivos que desindividualizam, atentos às condições de vida em territórios escolares. 

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Publicado

2015-03-03

Como Citar

Dias, R. (2015). Pesquisa-Intervenção e Formação Inventiva de Professores / Intervention-Research and inventive teacher’s formation. Revista Polis E Psique, 5(2), 193–209. https://doi.org/10.22456/2238-152X.53949

Edição

Seção

Artigos