Julius Otto Kaiser para os estudos de Bibliografia e Documentação
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245250.176-193Palavras-chave:
Indexação sistemática. Julius Otto Kaiser. Bibliografia. Documentação. Paul Otlet.Resumo
A Bibliografia e a Documentação se consolidaram cientificamente no decorrer do século XX refletindo, principalmente, o trabalho desenvolvido por Paul Otlet no contexto do Instituto Internacional de Bibliografia. A presente pesquisa procura resgatar o trabalho realizado pelo bibliotecário alemão Julius Otto Kaiser que, ao desenvolver uma forma de indexação especializada, contribuiu para a constituição de um arcabouço teórico-metodológico tanto do ponto de vista da Bibliografia quanto da Documentação. Por ser pouco retratado pela literatura correspondente a essas áreas, o objetivo aqui proposto foi evidenciar os aspectos que podem fazer de Kaiser um referencial teórico importante para as áreas da Bibliografia e da Documentação. Os procedimentos metodológicos foram amparados por uma análise comparativa entre os trabalhos de Kaiser e Otlet, sob a perspectiva pragmática de William James. Os resultados apontam importantes convergências entre Kaiser e Otlet no que se referem à análise de assuntos de documentos e à função desta no universo da documentação. Conclui que a indexação preconizada por Kaiser merece ser estudada como referencial teórico-metodológico para os estudos de Bibliografia e Documentação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.