Julius Otto Kaiser para os estudos de Bibliografia e Documentação

Rodrigo de Sales

Resumo


A Bibliografia e a Documentação se consolidaram cientificamente no decorrer do século XX refletindo, principalmente, o trabalho desenvolvido por Paul Otlet no contexto do Instituto Internacional de Bibliografia. A presente pesquisa procura resgatar o trabalho realizado pelo bibliotecário alemão Julius Otto Kaiser que, ao desenvolver uma forma de indexação especializada, contribuiu para a constituição de um arcabouço teórico-metodológico tanto do ponto de vista da Bibliografia quanto da Documentação. Por ser pouco retratado pela literatura correspondente a essas áreas, o objetivo aqui proposto foi evidenciar os aspectos que podem fazer de Kaiser um referencial teórico importante para as áreas da Bibliografia e da Documentação. Os procedimentos metodológicos foram amparados por uma análise comparativa entre os trabalhos de Kaiser e Otlet, sob a perspectiva pragmática de William James. Os resultados apontam importantes convergências entre Kaiser e Otlet no que se referem à análise de assuntos de documentos e à função desta no universo da documentação. Conclui que a indexação preconizada por Kaiser merece ser estudada como referencial teórico-metodológico para os estudos de Bibliografia e Documentação.

Palavras-chave


Indexação sistemática. Julius Otto Kaiser. Bibliografia. Documentação. Paul Otlet.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245250.176-193



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)