Análise eyetracking do uso da fotografia na divulgação científica

Autores

  • Janinne Barcelos Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0003-1033-9414
  • Suely Henrique de Aquino Gomes Universidade Federal de Goiás
  • Frederico Ramos Oliveira Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245242.83-108

Palavras-chave:

Popularização da Ciência, Eye tracker, Fotografia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo verificar o uso de imagens técnicas para a compreensão de textos com conteúdo científico na divulgação da ciência. Parte-se da hipótese de que, associado à fotografia, o texto científico tem maior possibilidade de despertar o interesse do leitor e facilitar o entendimento da informação. Apoia-se na teoria de Flusser, que defende que as imagens como a fotografia fornecem pensamentos menos abstratos do que os textos; nas pesquisas de Samain, que classificam a fotografia como valioso meio de comunicação; e os esforços de outros estudiosos como Correia, Gruszynski e Castedo, Machado e Mora – que acreditam que a fala e a escrita não mais precisam ser as únicas formas de comunicação científica. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, com design experimental-laboratorial e adota abordagem mista (qualitativa e quantitativa). Ao serem apresentados a diferentes estruturas de texto científico (texto com fotografia, somente texto e somente fotografia), os resultados mostram diferentes padrões de leitura, grau de atenção e compreensão do texto científico. O texto com imagem foi melhor compreendido e considerado de fácil leitura, seguido do texto sem imagem. O material menos compreendido foi aquele que apresentou somente a imagem. Os participantes que receberam textos consideraram que a fotografia auxilia na leitura e apreensão do conteúdo. O grupo que recebeu só imagem sentiu falta do texto. Considera-se que a hipótese da pesquisa foi confirmada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janinne Barcelos, Universidade de Brasília

Jornalista, doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, membro do grupo de pesquisa Lumus - Pesquisas em Comunicação. E-mail: janbarcelos@hotmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7729780084365345.

Suely Henrique de Aquino Gomes, Universidade Federal de Goiás

Bibliotecária, doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, docente do Mestrado em Comunicação, Cidadania e Cultura – PPGCOM/FIC/UFG. E-mail: suelyhenriquegomes@gmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3007925506666700.

Frederico Ramos Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Jornalista, mestre em Comunicação, Mídia e Cultura pela Universidade Federal de Goiás. Professor substituto da Faculdade de Educação (UFG), membro do grupo de pesquisa Lumus - Pesquisas em Comunicação (UFG). E-mail: freddoliveira@gmail.com. Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2791932279957633

 

Downloads

Publicado

2018-04-19

Como Citar

BARCELOS, J.; HENRIQUE DE AQUINO GOMES, S.; RAMOS OLIVEIRA, F. Análise eyetracking do uso da fotografia na divulgação científica. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 83–108, 2018. DOI: 10.19132/1808-5245242.83-108. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/73056. Acesso em: 25 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos