Análise eyetracking do uso da fotografia na divulgação científica

Janinne Barcelos, Suely Henrique de Aquino Gomes, Frederico Ramos Oliveira

Resumo


Este trabalho tem como objetivo verificar o uso de imagens técnicas para a compreensão de textos com conteúdo científico na divulgação da ciência. Parte-se da hipótese de que, associado à fotografia, o texto científico tem maior possibilidade de despertar o interesse do leitor e facilitar o entendimento da informação. Apoia-se na teoria de Flusser, que defende que as imagens como a fotografia fornecem pensamentos menos abstratos do que os textos; nas pesquisas de Samain, que classificam a fotografia como valioso meio de comunicação; e os esforços de outros estudiosos como Correia, Gruszynski e Castedo, Machado e Mora – que acreditam que a fala e a escrita não mais precisam ser as únicas formas de comunicação científica. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, com design experimental-laboratorial e adota abordagem mista (qualitativa e quantitativa). Ao serem apresentados a diferentes estruturas de texto científico (texto com fotografia, somente texto e somente fotografia), os resultados mostram diferentes padrões de leitura, grau de atenção e compreensão do texto científico. O texto com imagem foi melhor compreendido e considerado de fácil leitura, seguido do texto sem imagem. O material menos compreendido foi aquele que apresentou somente a imagem. Os participantes que receberam textos consideraram que a fotografia auxilia na leitura e apreensão do conteúdo. O grupo que recebeu só imagem sentiu falta do texto. Considera-se que a hipótese da pesquisa foi confirmada.


Palavras-chave


Popularização da Ciência; Eye tracker; Fotografia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245242.83-108



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)