Portal Revcom & Google Analytics: acessando a caixa-preta da informação

Sueli Mara Ferreira, Alexandre Silva Cunha

Resumo


A utilização de suporte eletrônico para a veiculação de conteúdos científicos possibilita maior acessibilidade e visibilidade destes últimos e, ao mesmo tempo, mais facilidade na análise deste alcance e uso pela comunidade de usuários. Deste modo, visando oferecer, aos editores das revistas de ciências da comunicação parceiras do Portal Revcom subsídios para tais análises, implementou–se ferramenta estatística para análise de logs de acesso com base no software Google Analytics. Esse trabalho tem como objetivo apresentar e analisar as métricas geradas no período de abril a agosto de 2007, tanto das páginas introdutórias e iniciais do Portal como individualmente das onze revistas nele disponíveis na ocasião. As variáveis estudadas foram: (a) visitas e visitantes: número total e individual (por revista) de acessos e de usuários; (b) padrões de uso: número de páginas acessadas e respectivas médias, tempo de conexão (ou visita ao site) e a forma de acesso (se direto ou via sites de referências) e (c) perfil do usuário: procedência geográfica (país e cidade de origem do acesso) e perfil técnico (navegador e sistema operacional utilizado). Os resultados permitiram concluir que as revistas do Portal Revcom têm tido uma procura bastante considerável, além de comprovar que o fato de participarem de um Portal único, que congrega várias outras revistas da mesma área, potencializa sua visibilidade e acessibilidade. Porém, fica clara a necessidade de maiores ações e estratégias de divulgação junto à comunidade internacional, em especial junto a países de língua portuguesa e, mesmo, espanhola.

 


Palavras-chave


Periódicos eletrônicos. Avaliação de acesso. Estatísticas de uso. Projeto Revcom/Portcom. Google Analytics. Revistas científicas em comunicação-Métricas

Texto completo:

PDF HTML




Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)