A contribuição da genealogia acadêmica para a construção de indicadores bibliométricos

Autores

  • Vanessa Paula Alves de Moura Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0002-0239-8919
  • Leandro Innocentini Lopes de Faria Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245271.336-360

Palavras-chave:

Bibliometria. Genealogia acadêmica. Produção científica. Indicadores de ciência e tecnologia. Engenharias II

Resumo

A medição da produção científica por meio da bibliometria, que permite avaliar o desempenho dos pesquisadores e os impactos de suas produções, é objeto de estudo muito explorado na Ciência da Informação. A genealogia acadêmica, por outro lado, permite estudar a herança intelectual que se resulta dos relacionamentos entre orientadores e seus alunos. Estudos recentes no Brasil sobre a genealogia acadêmica utilizam como base de dados a Plataforma Lattes, extraindo informações que podem ser utilizadas para diversas análises. Diante disso, este trabalho tem por objetivo investigar se a aplicação da genealogia acadêmica e da análise bibliométrica em conjunto pode trazer informações complementares sobre a atuação de um programa de pós-graduação na formação de pesquisadores e produção científica, realizando um estudo de caso baseado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos. A metodologia utilizada baseia-se no método de identificação de grafos de genealogia acadêmica em conjunto com as ferramentas SyncLattes, VantagePoint e Microsoft Excel. Como resultados são apresentados indicadores bibliométricos sobre o programa e seus descendentes, que podem contribuir na elaboração de estratégias para a autoavaliação e o desempenho dos programas de pós-graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Paula Alves de Moura, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Leandro Innocentini Lopes de Faria, Universidade Federal de São Carlos

Professor Doutor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 2002, vinculado ao Departamento de Ciência da Informação.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

MOURA, V. P. A. de; FARIA, L. I. L. de. A contribuição da genealogia acadêmica para a construção de indicadores bibliométricos. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 336–360, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245271.336-360. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/101444. Acesso em: 22 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)