O mapeamento do conhecimento por meio da análise SWOT: estudo em uma organização pública de saúde
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245243.253-274Palavras-chave:
Gestão do conhecimento. Mapeamento do conhecimento. Matriz SWOT. Setor público de saúde.Resumo
A pesquisa consiste em realizar o mapeamento de conhecimentos internos e externos em uma Unidade Básica de Saúde, que pode ser potencialmente estratégico não só para a tomada de decisões dos gestores, bem como para as práticas diárias de trabalho dos funcionários. A pesquisa contribui para os campos da Administração e da Ciência da Informação que estudam a Gestão do Conhecimento, sobretudo para a Administração Pública, incentivando a utilização de técnicas oriundas das organizações privadas no setor público, especificamente, a Matriz SWOT. Ademais, a pesquisa favorece, indiretamente, a população usuária dos serviços ofertados pela Unidade Básica de Saúde, visto que o intuito do trabalho está na busca por melhoria dos processos envolvendo os conhecimentos presentes na Unidade. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo, de natureza qualiquantitativa. O resultado demonstrou que a unidade pesquisada apresenta muito mais pontos fracos e ameaças, do que pontos fortes e oportunidades, o que pode prejudicar a qualidade dos serviços ofertados à população.
Downloads
Referências
ANDRADE, J. C. et al. Aplicação da análise SWOT para identificar oportunidades para o desenvolvimento econômico e social. In: ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 9., 2008, São José dos Campos. Anais... São José dos Campos: Universidade do Vale do Paraíba, 2008. p. 1-6.
BARBOSA, R. R. Gestão da Informação do Conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Informação & Informação, Londrina, v. 13, n. esp., p. 1-25, 2008.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2009.
BATISTA, F. F. Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão. Brasília: Ipea, 2012.
BEHR, A. Mapeamento de competências na pequena empresa de software: o caso da ABC Ltda. 2010. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. O desenvolvimento do Sistema Único de Saúde: avanços, desafios e a reafirmação dos seus princípios e diretrizes. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.
BUKOWITZ, W. R.; WILLIAMS, R. L. Manual de gestão do conhecimento: ferramentas e técnicas que criam valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002.
CARVALHO, F. C. A. Gestão do conhecimento. São Paulo: Pearson, 2012.
DRUCKER, P. F. As informações de que os executives realmente precisam. In: HARVARD BUSINESS REVIEW (Ed.). Medindo o desempenho empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 2000. p. 9-30.
GHEMAWAT, P. A estratégia: e o cenário dos negócios. Porto Alegre: Bookman, 2000.
GOLDSCHMIDT, A. Análise SWOT na captação de recursos: avaliação de oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos. Integração: Revista Eletrônica do Terceiro Setor, Rio de Janeiro v. 1, n. 6, p. 1-, 2003.
JARRAR, Y. F. Knowledge management: learning for organizational experience. Managerial Auditing Journal, Reino Unido, v. 17, n. 6, p. 322-328, 2002.
JOHNSON, G.; SCHOLES, K.; WHITTINGTON, R. Explorando a estratégia corporativa. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.
KEBEDE, G. Knowledge management: an information science perspective. International Journal of Information Management, San Diego, v. 30, n. 5, p. 416-424, Oct. 2010.
LONGO, R. A importância do conhecimento e do profissional da informação para a estratégia corporativa num contexto de complexidade. In: SOUTO, L. F. (Org.). Gestão da informação e do conhecimento: práticas e reflexões. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.
MATTERA, T. C. Gestão do conhecimento na prática. In: SOUTO, L. F. (Org.). Gestão da informação e do conhecimento: práticas e reflexões. Rio de Janeiro: Interciência, 2014. p.199-220.
MCCREADIE, K. A arte da Guerra SUN TZU: uma interpretação em 52 ideias brilhantes. São Paulo: Globo, 2008.
MORRIS, D. O modelo da oportunidade. HSM Managment, São Paulo, v. 5, n. 52, p. 56-62, 2005.
OLIVEIRA, L. H. Exemplo de cálculo de ranking médio para Likert. 2005. Notas de Aula da Disciplina Metodologia Científica e Técnicas de Pesquisa em Administração, Programa de Pós-Graduação na Área de Administração, Faculdade Cenecista de Varginha, Varginha, 2005.
PROBST, G.; RAUB, S.; ROMHARDT, K. Gestão do conhecimento: os elementos constitutivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002.
RIBEIRO, C. L. M. R. et al. Unidade Básica de Saúde: diretrizes operacionais. São Paulo: CESCOM/SMS, 2015.
SCHLESINGER, C.C.B. et al. Gestão do conhecimento na administração pública. Curitiba: Instituto Municipal de Administração Pública, 2008.
TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
TARAPANOFF, K. Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: UnB, 2001.
VALENTIM, M. L. P. Gestão da informação e gestão do conhecimento: especificidades e convergências. Londrina: Infohome, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Em Questão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.