Pesquisa Participativa e Educação Popular: epistemologias do sul

Autores

  • Cheron Zanini Moretti Unisinos
  • Telmo Adams Unisinos

Palavras-chave:

Educação Popular. Pesquisa Participativa. Colonialidade do Conhecimento. América Latina. Epistemologias do Sul.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo promover um diálogo entre a educação popular e a pesquisa participativa, considerando que ambas se ancoram em epistemologias surgidas ao sul, o que implica problematizá-las no contexto de (des)colonialidade do conhecimento. Para tanto, Paulo Freire e Orlando Fals Borda são apresentados como importantes interlocutores dos processos educativos/políticos/organizativos na emancipação do espelho eurocêntrico. Compreende-se que a América Latina e a Europa são unidades de conflituosidade, e que as experiências, os métodos e as pedagogias de insurgências, ao valorizarem o outro conhecimento ante a colonialidade do norte, tornam-se fundantes na reinvenção da emancipação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cheron Zanini Moretti, Unisinos

Cheron Zanini Moretti é graduada em História Licenciatura e Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, na mesma universidade, integrando o Grupo de Pesquisa: Mediações Pedagógicas e Cidadania. É bolsista CNPq.

Telmo Adams, Unisinos

Telmo Adams é graduado em Filosofia, mestre em Serviço Social e doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Linha de pesquisa: Educação, desenvolvimento e tecnologias. O projeto de pesquisa atual é: Educação popular e economia solidária – mediações entre formação ético-política e técnico produtiva.

Arquivos adicionais

Publicado

2011-07-22

Como Citar

Moretti, C. Z., & Adams, T. (2011). Pesquisa Participativa e Educação Popular: epistemologias do sul. Educação & Realidade, 36(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16999

Edição

Seção

Pesquisar em Educação