Os caminhos do Sínodo de Missouri no Rio Grande do Sul: educação e religiosidade (1900-1910) - The paths of Missouri Synod in Rio Grande do Sul: education and religiosity (1900-1910)

Autores

  • Patrícia Weiduschadt, Brasil Faculdade de Educação - Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender a instalação da instituição luterana do Sínodo de Missouri (1900) e a sua atuação na realidade religiosa e educativa do Rio Grande do Sul. Como aporte conceitual utilizaram-se os conceitos de habitus e de campo, orientados por Pierre Bourdieu, para entender as disposições interiorizadas das comunidades pela consolidação do campo religioso e escolar. As fontes para embasar a pesquisa foram os dois periódicos editados pela instituição: Der Lutheraner e Kirchenblatt. O estudo discorre sobre a constituição do Sínodo, a formação das primeiras comunidades, as disputas com as instituições luteranas concorrentes, o incremento de aspectos doutrinários na formação educacional e a preocupação com a formação de professores e pastores.

Palavras- chave: educação, luteranismo, Sínodo de Missouri.

 

THE PATHS OF MISSOURI SYNOD IN RIO GRANDE DO SUL: EDUCATION AND RELIGIOSITY (1900-1910)

Abstract

This paper aims to understand the settlement of Lutheran institution Synod of Missouri (1900) and its role in the religious and educational reality in Rio Grande do Sul. As conceptual contribution, the concepts of habitus and field adopted by Pierre Bourdieu have been used in order to understand the rules within the communities, internalized by consolidating the religious and scholastic field. The two journals published by the institution - Der Lutheraner and Kirchenblatt - were used as sources to support the research made. The study discourses the constitution of the Synod, the formation of the first communities, the challenges facing other Lutheran institutions competitors, the increment of doctrinal aspects of education and the Synod concerns about the formation of teachers and ministers.

Key-words: Education, Lutheranism, Missouri Synod.

 

LOS CAMINOS DEL SÍNODO DE MISSOURI EN RIO GRANDE DO SUL: EDUCACIÓN Y  RELIGIOSIDAD (1900-1910)

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo comprender la instalación de la institución luterana del Sínodo Luterano de Missouri (1900) y suya actuación en la realidad religiosa y educativa en RS. Como contribución conceptual utilizaran-se los conceptos de habitus y de campo conducidos por Pierre Bourdieu, para entender las disposiciones interiorizadas de  las comunidades mediante de la consolidación de la esfera religiosa y la escuelar. Fuentes de apoyo a la investigación fueron las dos revistas editadas por la institución: Der Lutheraner y Kirchenblatt. El estudio analiza la constitución del Sínodo, la formación de las primeras comunidades, las disputas con las concurrentes instituciones luteranas, el aumento de los aspectos doctrinales en la formación educacional y las preocupaciones del Sínodo con la formación de maestros y pastores.

Palabras clave: educación, luteranismo, Sínodo de Missouri.

 

LES CHEMINS DU SYNODE DU MISSOURI AU RIO GRANDE DO SUL: ÉDUCATION ET RELIGIOSITÉ (1900-1910)

Résumé

Cet article a pour but comprendre l'installation de l'institution luthérienne du Synode de Missouri (1900) et son actuation dans la réalité au niveau religieux et de l'éducation dans l'état du Rio Grande do Sul, Brésil. Comme contribution conceptuelle, on a utilisé les concepts d'habitus et de champ proposés par Pierre Bourdieu, afin de comprendre les dispositions intériorisées des communautés par moyen de la consolidation des domaines religieux et scolaire. Les sources qui soutiennent la recherche ont été les deux journaux publiés par l'institution: Der Lutheraner et Kirchenblatt. L'étude concerne la constitution du Synode, la formation des premières communautés, les conflits entre les institutions luthériennes concurrentes, l'augmentation des aspects doctrinaux dans la formation éducationnelle et les préoccupations du Synode envers la formation des enseignants et des pasteurs.

Mots-clé: éducation, luthéranisme, Synode de Missouri.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANUÁRIO LUTERANO. Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Cristo para Todos. Porto Alegre: Concórdia, 2005.

BEER, Otto. 25 Jaher unter dem Sudlichen Kreutz (1900-1925). Porto Alegre: Concórdia, 1925.

BOURDIEU, Pierre. A Economia das trocas lingüísticas: o que falar e o que dizer. São Paulo: USP, 1996b.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, Bertrand Brasil, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Pierre Bourdieu entrevistado por Maria Andréa Loyola. Rio de Janeiro: Uerj, 2002.

BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996a.

DER LUTHERANER. St Louis, Concordia Publishing House, 1899-1915. Revista Oficial da The Lutheran Church Missouri Synod (EUA)

DREHER, Martin (org.). 500 anos de Brasil e Igreja na América meridional. São Leopoldo: EST, 2002.

DREHER, Martin N. Notas para uma história da educação protestante no Brasil. Estudos Leopoldenses, v. 4, n. 6, 2000, p.133-150.

EVANGELISCH. Lutherisches Kirchenblatt Sued-Amerika, Porto Alegre, 1903-1904; 1908-1913- Revista Oficial da Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

HOBSBAWN, Eric. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

RIETH, Ricardo W. Protestantismos na América meridional. In: DREHER, Martin (org.). 500 anos de Brasil e Igreja na América Meridional. São Leopoldo: EST, 2002, p. 139-141.

TEICHMANN, Eliseu. Imigração e igreja: as comunidade-livres no contexto da estruturação do luteranismo no Rio Grande do Sul. São Leopoldo: Instituto Ecumênico de Pós Graduação, 1996. 172f. Dissertação (mestrado em Teologia). Programa de Pós Graduação Instituto Ecumênico, EST.

WARTH, Carlos H. Crônicas da igreja: fatos históricos da Igreja Evangélica Luterana do Brasil: 1990-1974. Porto Alegre: Concórdia, 1979.

WEIDUSCHADT, Patrícia; TAMBARA, Elomar. Seminário teológico e pedagógico do Sínodo de Missouri em São Lourenço do Sul- Bom Jesus ( 1903-1905). In: TAMBARA, Elomar; CORSETTI, Berenice (org.). Instituições formadoras de professores no Rio Grande do Sul. V. 1. Pelotas: Ufpel, 2008, p. 189-206.

WITT, Osmar Luiz. Igreja na Imigração: o Sínodo Rio-Grandense e o acompanhamento de imigrantes. In: DREHER; Martin (org.). Populações rio-grandenses e modelos de igreja. Porto Alegre: São Leopoldo, EST/Sinodal, 1990, p. 281-294.

Downloads

Publicado

2015-08-20

Como Citar

Weiduschadt, Brasil, P. (2015). Os caminhos do Sínodo de Missouri no Rio Grande do Sul: educação e religiosidade (1900-1910) - The paths of Missouri Synod in Rio Grande do Sul: education and religiosity (1900-1910). Revista História Da Educação, 19(47), 249–269. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/50556

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo