Lewis Carroll, a educação e o ensino de geometria na Inglaterra vitoriana - Lewis Carroll, education and the teaching of geometry in victorian England

Rafael Montoito, Antonio Vicente Marafioti Garnica, Brasil

Resumo


Parte da pesquisa motivada pela tradução para o português do livro Euclides e seus rivais modernos, publicado por Lewis Carroll em 1879, este artigo se inscreve numa série de estudos que visam a um exame hermenêutico dessa obra. São discutidos temas relacionados com a educação, a educação matemática e o ensino de geometria na Inglaterra vitoriana.

Palavras-chave: Lewis Carroll, Euclides e seus rivais modernos, história da educação, educação matemática, geometria.

 

LEWIS CARROLL, EDUCATION AND THE TEACHING OF GEOMETRY IN VICTORIAN ENGLAND

Abstract

Research partly motivated by Lewis Carrroll's Euclid and his modern rivals (1879) portuguese translation, this paper presents some hermeneutical remarks taken as necessary to understand the context in which such book was produced. The paper focuses particularly on education, in general, and on the teaching of mathematics and geometry in victorian England.

Key-words: Lewis Carroll, Euclid and his modern rivals, history of education, mathematics education, geometry.

 

LEWIS CARROLL, LA EDUCACIÓN Y EL ENSINO DE GEOMETRÍA EN LA INGLATERRA VICTORIANA

Resumen

Parte de la investigación motivada por la traducción al portugués del libro Euclides y sus enemigos modernos, publicado por Lewis Carroll en 1879, este artículo se inscribe en una serie de estudios que tienen por objetivo hacer un examen hermenéutico de la obra. Son aquí discutidos temas relacionados como la educación, la educación matemática y la enseñanza de geometría en la Inglaterra victoriana.

Palabras-clave: Lewis Carroll, Euclides y sus enemigos modernos, historia de la educación, educación matemática, geometría.

 

LEWIS CARROLL, L’ÉDUCATION ET L’ENSEIGMENT DE GÉOMÉTRIE EN L’ANGLETERRE VICTORIENNE

Résumé

Faisant partie de la recherche motivée par la traduction en portugais du livre Euclide et ses rivaux modernes, publié par Lewis Carrol en 1879 , cet article s’inscrit dans une série d’études dont le but est un examen herméneutique de cette oeuvre. On va tout particulièrement aborder des thèmes comme l’éducation, l’éducation mathématique et l’enseignement de la géométrie  en Angleterre victorienne.

Mots-clé: Lewis Carroll, Euclide et ses rivaux modernes, histoire de l’éducation, éducation mathématiques, géométrie.

 


Palavras-chave


Lewis Carroll. Euclides e Seus Rivais Modernos. História da Educação. Educação Matemática. Geometria.

Texto completo:

PDF . (English)

Referências


ANDRADE, Mirian Maria. Ensaios sobre o ensino em geral e o de matemática em particular, de Lacroix: análise de uma forma simbólica à luz do referencial metodológico da hermenêutica de profundidade. Rio Claro: Unesp, 2012. 281f. Tese (doutorado em Educação Matemática). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista.

BICUDO, Irineu. Prefácio e introdução. In: EUCLIDES. Os elementos. São Paulo: Unesp, 2009, p. 11-94.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Unesp, 1999.

CARDOSO, Virginia Cardia. A cigarra e a formiga: uma reflexão sobre educação matemática brasileira na primeira década do século XXI. Campinas: Unicamp, 2009. 212f. Tese (doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Campinas.

CARROLL, Lewis. Cartas. In: COHEN, Morton N; GANDOLFO, Anita (orgs.). Lewis Carroll and the House of Macmillan. Nova York: Cambridge University Press, 2007, p. 154.

CARROLL, Lewis. Euclides e seus rivais modernos. (no prelo).

CHASTENET, Jaques. A vida quotidiana em Inglaterra no começo da era vitoriana (1837-1851). Lisboa: Livros do Brasil, [s/d].

COHEN, Morton N. Lewis Carroll: uma biografia. São Paulo: Record, 1998.

DODGSON, Charles L. Euclid and his modern rivals. London: MacMillan, 1879.

EUCLIDES. Elementos de Euclides dos seis primeiros livros, do undécimo e duodécimo da versão latina de Frederico Commandino, addicionados e ilustrados por Roberto Simson. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1855.

EUCLIDES. Os elementos. São Paulo: Unesp, 2009.

FISHER, John. Enigmi e giochi matematici. Milão: Theoria, 2000.

FLORES, Élio Chaves; VASCONCELOS, Íris Helena Guedes de. A era vitoriana: a duração de um reinado. São Paulo: FTD, 2000.

GARDNER, Martin. Introdução à primeira edição. In: CARROLL, Lewis. Alice: edição comentada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002, p. VII-XV.

GARNICA, Antonio Vicente M; GOMES, Maria Laura M; ANDRADE, Mirian M. As memórias de Lacroix: a instrução pública na frança revolucionária, em geral, e o ensino de matemática, em particular. Bolema, Rio Claro: Unesp, v. 26, n. 44, 2012a, p. 1227-1260.

GARNICA, Antonio Vicente M; GOMES, Maria Laura M; ANDRADE, Mirian M. A instrução pública na França revolucionária: considerações a partir do essais sur l’enseignement en general et sur celui des mathématiques en particulier, de Sylvestre-François Lacroix. Hist. Educ. (Online), Porto Alegre: Ufrgs, v. 17, n. 39, 2012b, p. 129-151.

GATTEGNO, Jean. L’Univers de Lewis Carroll. Paris: José Corti, 1990.

GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. Cotia: Ateliê, 2009.

HEATH, Thomas. Thirteen books of Euclid’s elements. New York: Dover, 1956.

HOWSAM, Leslie; STRAY, Christopher; JENKINS, Alice et al. What the victorians learned: perspectives on nineteenth-century schoolbooks. Journal of Victorian Culture, v. 12, n. 2, 2007, p. 262-286.

HOWSON, Geoffrey. Mathematics, society, and curricula in nineteenth-century England. The international journal for the history of mathematics education, v. 5, n. 1. 2010, p. 21-51.

LESAGE, Pierre. A pedagogia nas escolas mútuas do século 19. In: BASTOS, Maria Helena C.; FARIA FILHO, Luciano Mendes de (orgs.). A escola elementar no século 19: o método monitoral/mútuo. Passo Fundo: UPF, 1999, p. 11-34.

MORAIS, Flávia Costa. Literatura vitoriana e educação moralizante. Campinas: Alínea, 2004.

OLIVEIRA, Fábio Donizeti. Análise de textos didáticos: três estudos. Dissertação (mestrado em Educação Matemática). Rio Claro: Unesp, 2008. 222f. Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Ciência, Universidade Estadual Paulista.

PARDIM, Carlos Souza. Orientações pedagógicas nas escolas normais de Campo Grande: um olhar sobre o manual metodologia do ensino primário de Theobaldo Miranda Santos. Cuiabá: UFMT, 2013. 124f. Dissertação (mestrado em Educação Matemática). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.

PRICE, Michael H. Mathematics for the multitude? A History of the Mathematical Association. Leicester: The Mathematical Association, 1994.

WILSON, Robin. Lewis Carroll en el país de los números: su fantástica vida matemática. Madrid: Turner, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários




====================================================================

Revista História da Educação / History Education Journal

QUALIS/CAPES 2016 - A1

ISSN online: 2236-3459

Contact: rhe.asphe@gmail.com

Facebook: http://www.facebook.com/revista.historia.da.educacao

 

Indexadores - Indexers

Diadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

Dialnet - Fundación Dialnet

Doaj - Directory of Open Access Journals

Educ@ Scielo FCC - Indexador online de periódicos na área da Educação

EZB - Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Electronic Journals Library)

Google Acadêmico - Google Scholar

Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

LatinRev - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades

OEI - Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciência y la Cultura - Biblioteca Digital

Periódicos Capes - Portal de Periódicos Capes / MEC

Qualis Periódicos - Plataforma Sucupira

Redalyc - Sistema de Información Científica Redalyc / Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal

Scielo - Scientific Electronic Library Online

Scopus - Abstract and citation database of peer-reviewed literature: scientific journals, books and conference proceedings

SJR - Scimago Journal & Country Ranking

Sumários.org - Sumários de Revistas Brasileiras

 

Patrocinadores - Sponsors

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Ufrgs

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS

Universidade Federal de Pelotas - Ufpel

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes