Práticas educativas da medicina social: os médicos se fazem educadores
Resumo
O artigo examina práticas educativas da medicina social, na transição do século 19 para o século 20. Revisita autores que se ocuparam do tema, caracterizando a emergência de urna medicina social e apontando para um amplo espectro de iniciativas médico-pedagógicas que demonstram o processo de afirmação dos médicos como educadores de todos e de cada um. Sugere a pertinência de compreender distintas práticas constitutivas de nossas subjetividades como temáticas relevantes para o âmbito da história da educação.
Palavras-chave: medicina social, educação sanitária, história da educação.
Abstract
The article examines educational practices of social medicine on transition from the 19th century to the 20th century. It revisits authors who occupied the theme, characterizing the emergency of a social medicine and appointing to a large spectrum of medical and pedagogic initiatives showing the affirmation process of physicians as educators of everybody and everyone. It suggests the pertinence to understand distinctive practices constituting of our subjectivities as relevant thematic directioned to the ambient of education history.
Keywords: social medicine, sanitary education, history of education.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.