O ensino de história no Paraná na década de setenta: práticas de professores
Resumo
Neste artigo é ressaltada a importância do resgate da memória de professores nas pesquisas sobre educação e apresenta-se o resultado da pesquisa realizada sobre o ensino de História nos anos setenta, no momento em que a referida disciplina estava diluída na área de Estudos Sociais. O objetivo da pesquisa realizada foi o de analisar como a reforma de ensino de 1971, conhecida como a lei n. 5.692, atingiu o ensino de História paranaense, mais precisamente na cidade de Curitiba e Região Metropolitana, levando em conta, além das fontes escritas - tais como documentos oficiais e currículo, os testemunhos orais de alguns professores de Estudos Sociais da época. Embora a metodologia utilizada tenha partido tanto de fontes escritas como orais, daremos destaque neste artigo à questão da reconstrução da memória das professoras que foram entrevistadas.
Palavras-chave: ensino de história, práticas de professores, memória.
Abstract
This article underscores the importance of recovering the teacher's memory in the studies concerning education and presents the resu1ts of a research performed regarding the teaching of History in the seventies, at a moment when this discipline was diluted in the area of Social Studies. The purpose of the study was to analyze how the teaching reform of 1971, known as law n. 5.692, affected the teaching of History in the State of Paraná, more specifically in the city of Curitiba and its metropolitan area, taking into account, besides the written sources such as official documents and curriculum, the oral testimony of some teachers of Social Studies in that period. Although the applied methodology had developed from both written and oral sources, in this article prominence is given to the question of reconstructing the memory of the interviewed teachers.
Keywords: teaching of history, teacher’s practice, memory.
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