Uma história dos sem nomes: a visão de história em Walter Benjamin
Resumo
O presente artigo busca resgatar alguns aspectos fundamentais da obra benjaminiana, na tentativa de explicitar a visão de história construída pelo mesmo ao longo de uma vida prenhe de significados. Sua grande interrogação não se dirigia tanto a desvendar o segredo da história - res gestae - mas sim, a maneira que podemos falar dela, a esclarecer como um caos de acontecimentos pode fazer-se inteligível. A grande questão epistemológica que nos aponta Benjamin é: que história queremos fazer? Como conhecer a história? Ele nos adverte que a transformação do passado em história é função do presente do historiador, do momento do tempo e do lugar em que seu discurso é engendrado. Não se trata tanto de restaurar o passado, nem sequer de reconstruí-lo, como pensou o historicismo, mas sim de criá-lo.
Palavras-chave: Walter Benjamin, história, narração.
Résume
Cet article a le but de repérer quelques aspects essentiels de l'oeuvre benjaminienne, en essayant d'expliciter Ia vision d'histoire construite par l'auteur au long d'une vie pleine de signification. Sa grande interrogation ne s'appliquait pas à découvrir le secret de l'histoire res gestae - mais au mode que nons en pouvons parler et à éclairer comment un chaos peut devenir intelligíble. La grande question épistémologíque que Benjamin nous signale c'est: quelle histoire est-ce que nous voulons fàire? Comment connaitre l'histoire? IIs nous prévient que Ia transfonnation du passé en histoire est fonction du présent de l'historien, du temps et du lieu ou son discours est engendré. Il ne s'agit pas de restaurer le passé, ni même de le reconstruire, comme l'historicisme a pensé, mais de le créer.
Mots-clé: Walter Benjamin, histoire, narration.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.