Formar professores para a escola secundária: que escola

Autores

  • Ana Waleska P. C. Mendonça

Resumo

 

O artigo se propõe a analisar duas experiências diferenciadas de formação de professores para a escola secundária, que se desenvolveram no Rio de Janeiro, durante os anos 1930, no âmbito, respectivamente, da Escola de Educação da Universidade do Distrito Federal (UDF), criada, em 1935, por iniciativa de Anísio Teixeira, então secretário de Educação da Prefeitura do Distrito Federal, e da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, criada, em 1939, pelo então ministro da Educação Gustavo Capanema. Procura-se demonstrar que o confronto que se estabeleceu entre essas duas experiências e que resultou no encerramento da primeira, se justificava pelo fato de que se articulavam com duas concepções radicalmente diferentes do papel e da destinação do ensino secundário, que condicionavam as distintas propostas de formação de professores e se vinculavam a projetos divergentes de reconstrução nacional, via educação.

Palavras-chave: escola secundária, formação de professores, anos 1930.

 

Résume

Cet article se propose à analiser deux expériences differentes de formation des maitres pour I'école secondaire qui se sont devellopées au Rio de Janeiro, au long des années 1930, au sein, respectivement, de I'École d'Education de l'Université du Distrito Federal (UDF) créée en 1935, à l'initiative d' Anísio Teixeira, qui était à cette époque secrétaire de I'Education de Ia Préfecture du Distrito Federal, et de la Faculté Nationale de Philosophie de I'Université du Brésil, créée en 1939 par le ministre de l'Éducation Gustavo Capanema. Ou cherche à démontrer que le confiont qui s' est établit entre les deux experiences et qui a conduit à Ia clõture de Ia premiere, se justifiait parce que ces deux expériences s'articulaient sur deux conceptions radicalement différentes du rôle et de Ia finalité de I'enseignement secondaire. Cettes conceptions entrainaient des propositions distinctes pour Ia formation des maitres et traduisaient des projets divergents de reconstruction nationale à travers I'éducation.

Mots-clé: école secondaire, formation des maitres, années 1930.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Waleska P. C. Mendonça

Downloads

Publicado

2012-06-27

Como Citar

Mendonça, A. W. P. C. (2012). Formar professores para a escola secundária: que escola. Revista História Da Educação, 7(14), 157–171. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30226

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo