O cultivo de valores exemplares: "galeria dos patronos de escolas", de Antônio d’Ávila (1980-1989) - Exemplary values cultivation: "galeria dos patronos de escolas", by Antônio d´Ávila (1980-1989)
Resumo
Resumo
Com o objetivo de contribuir para a história da educação brasileira e para o campo da imprensa periódica pedagógica, apresentam-se resultados de pesquisas desenvolvidas por meio de abordagem histórica do tema, centradas em pesquisa documental e bibliográfica. Neste artigo, destacam-se a produção de biografias, uma contribuição do educador Antônio d´Ávila para o periódico Jornal dos Professores, publicação do Centro do Professorado Paulista (CPP). Os resultados enfatizam o que era levado em conta para a elaboração das biografias e a constituição da representação ideal de ser professor.
Palavras-chave: imprensa pedagógica; biografia; Antônio d’Ávila; pesquisa histórica em educação.
EXEMPLARY VALUES CULTIVATION: "GALERIA DOS PATRONOS DE ESCOLAS", BY ANTÔNIO D´ÁVILA (1980-1989)
Abstract
In order to contribute for the comprehension of the History of Education in Brazil and to the research on pedagogical periodic press, they are presented the results of the research developed through the historical approach of the theme, focused on documented and bibliographic research. In this paper, the key feature is the production of biographies, a contribution from Antônio d´Ávila, an educator from São Paulo State, for the periodical Jornal dos Professores, published by the Centro do Professorado Paulista. The results emphasize what was taken into account in the making of biographies and what would be the ideal representation of being a teacher.
Keywords: pedagogical press; biography, Antônio d´Ávila; historical research on education.
El CULTIVO DE VALORES EJEMPLARES: "GALERIA DE LOS PATRONOS DE ESCUELAS", DE ANTÔNIO D’ÁVILA (1980-1989)
Resumen
Con el objetivo de contribuir para la historia de la educación brasilera y para el campo de la imprensa periódica pedagógica, se presentan resultados de pesquisas desarrolladas por medio de un abordaje histórico del tema, centradas en pesquisa documental y bibliográfica. En este artículo, se destacan la producción de biografias, una contribución del educador Antônio d´Ávila para el periódico "Jornal dos Professores", publicación del Centro do Profesorado Paulista (CPP). Los resultados enfatizan lo que era llevado en cuenta para la elaboración de las biografias y la constitución de la representación ideal de ser profesor.
Palabras-clave: imprensa pedagógica; biografía; Antônio d’Ávila; pesquisa histórica en educación.
LA CULTURE DES VALEURS EXEMPLAIRES: "GALERIA DOS PATRONOS DE ESCOLAS", PAR ANTÔNIO D’ÁVILA (1980-1989)
Résumé
Dans le but de contribuer pour l’histoire de l’éducation brésilienne la presse pedagogique périodique, on présente des résultats de recherches développées par le biais d’ abordage historique du thème, centrée sur la recherche documentale et bibliographique. Dans cet article, on a mis en évidence la production de biographies, une contribution de l’éducateur Antônio d´Ávila pour le periodique Jornal dos Professores, publication du Centro do Professorado Paulista (CPP). Les résultats montrent bien ce qui était pris en compte pour l’ élaboration des biographies et la constitution de la représentation idéal pour être professeur.
Mots-clé: presse pédagogique; biographie; Antônio d’Ávila; recherche historique dans l’ éducation.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.