Avaliação processual no Contexto de Projetos de Aprendizagem

Autores

  • Patrícia Fernanda da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Crédine Silva de Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Léa da Cruz Fagundes

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.70617

Palavras-chave:

Avaliação continuada. Projetos de Aprendizagem. Ambientes digitais. Graduação.

Resumo

A avaliação é um aspecto central em processos de aprendizagem e por isso mesmo, objetos de muitas discussões e pesquisas. Apesar de na prática escolar ainda se observar um destaque maior para o desgastante momento de decidir se um aluno será aprovado ou não, acreditamos que o papel principal da avaliação é apoiar o estudante na sua busca pela construção de conhecimento. Neste caminho, temos trabalhado com desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem, uma abordagem pedagógica construtivista, que oferece muitas oportunidades avaliativas com foco no apoio à aprendizagem. Relatamos neste artigo a experiência de uso de Projetos de Aprendizagem, com destaque para a avaliação processual, no contexto de formação de professores.

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Biografia do Autor

Patrícia Fernanda da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Informática na Educação - UFRGS Mestre em Ensino de Ciências Exatas - Univates Graduação em Ciências Exatas - Univates

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Publicado

2017-04-19

Como Citar

DA SILVA, P. F.; MENEZES, C. S. de; FAGUNDES, L. da C. Avaliação processual no Contexto de Projetos de Aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 1 jan/abr, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.70617. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70617. Acesso em: 29 mar. 2024.