JPlay Tutor:Uma nova Abordagem para o Ensino de Programação Utilizando Jogos

Elanne Cristina Oliveira dos Santos, Gleison Brito Batista, Esteban Walter Gonzalez Clua

Resumo


Aprendizagem e ensino de programação tem sido um desafio em universidades e escolas. Enquanto os ambientes de programação possuem sofisticadas ferramentas para detectar e indicar erros sintáticos, o mesmo não ocorre em relação a erros semânticos, podendo frustrar programadores aprendizes e inexperientes. Com a proposta de fazer este processo mais eficiente foi utilizado o framework JPlay que possui estruturas para o desenvolvimento de jogos simples em duas dimensões (2D). Este trabalho tem como propósito ampliar estudos anteriormente realizados, incluindo uma heurística baseada na análise estrutural de comportamentos de jogos desenvolvidos utilizando o JPlay. A heurística consiste numa estratégia de comparação entre o programa do aluno e um programa modelo. Baseado nesta heurística, o sistema JPlay Tutor interpreta o código do aluno e retorna a análise detalhada. No artigo são apresentados uma breve descrição da heurística proposta e 2 estudos de caso elaborados com base nos resultados obtidos.

Palavras-chave


Ensino de programação. JPlay. Jogos. Heurística.

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