Educação e etnia: as efêmeras escolas étnico-comunitárias italianas pelo olhar dos cônsules e agentes consulares - Education and ethnicity: the ephemeral italian ethnic-communal schools from the perspective of consuls and consular agents

Autores

  • Terciane Ângela Luchese, Lúcio Kreutz UCS

Resumo

Resumo

O objetivo deste artigo é reconstruir brevemente a história das escolas étnicas da chamada Região Colonial Italiana no Rio Grande do Sul, a partir  dos olhares registrados por  cônsules e agentes consulares. Considerando os contextos  culturais, sociais, políticos e econômicos que permeiam  a  trama  histórica dos processos de imigração, em especial de italianos para o Rio Grande do Sul a partir  de 1875,  a análise  abrange  o  final  do  século XIX  e  início  do  século XX, momento  em  que  houve  maior  participação e  importância  desta forma de escolarização. Utilizando fontes Historiográficas diversificadas, mas  privilegiando  os  relatórios  consulares, o  artigo analisa  esta  iniciativa   ímpar  de  organização  escolar,  procurando contribuir para o conhecimento da história da educação brasileira.

Palavras-chave: Etnia; escolas étnico-comunitárias italianas; cônsules.

 

EDUCATION AND ETHNICITY: THE EPHEMERAL ITALIAN ETHNIC-COMMUNAL SCHOOLS  FROM THE PERSPECTIVE OF CONSULS AND CONSULAR AGENTS

Abstract

The article briefly traces the history of the ethnic schools in the area of Italian colonization in the state of Rio Grande do Sul, Brazil on the  basis of  the  views  recorded  by consuls and  consular  agents. Taking  into  account  the  cultural,  social, political and  economic contexts  that  pervade the  history  of  the  immigration  processes, particularly of Italian immigrants to Rio Grande do Sul from 1875 onwards, the analysis covers the end of the 19th and the beginning of the 20th century, as in this period this form of school education had its largest  share and biggest importance. By using diverse historical sources, but  focusing on  consular reports, it  analyzes  this  unique initiative of school organization,  trying to  contribute  to  a  better knowledge of the history of Brazilian education.

Keywords: ethnicity; italian ethnic-communal schools; consuls.

 

EDUCACIÓN  Y ETNIA: LAS EFÍMERAS ESCUELAS ÉTNICO-COMUNITARIAS ITALIANAS ATRAVÉS LA MIRADA DE LOS CÓNSULES Y AGENTES CONSULARES

Resumen

El  objetivo de este artículo es reconstruir brevemente la  historia de las escuelas étnicas de la llamada Región  Colonial Italiana en Rio Grande do Sul,  a partir  de las  miradas registradas por cónsules y agentes consulares.  Considerando los contextos culturales, sociales, políticos y   económicos  que  traspasan  la trama   histórica  de   los procesos de inmigración, en especial de italianos hacia Rio Grande do Sul  a partir de 1875, el análisis abarca el  final del siglo XIX y el comienzo del siglo XX, momento en que hubo mayor participación e importancia  de  esta  forma  de  escolarización. Utilizando  fuentes historiográficas diversificadas, pero privilegiando los    informes consulares, el artículo analisa esta iniciativa singular de organización escolar, buscando contribuir con el conocimiento de la historia de la educacíón brasileña.

Palabras clave: etnia;  escuelas étnico-comunitarias   italianas; cónsules.

 

ÉDUCATION ET ETHNIE: LES ÉFÉMÈRES ÉCOLES ETHNIQUES- COMMUNAUTAIRES ITALIENNES SOUS LE REGARD DES CONSULS ET DES AGENTS  CONSULAIRES

Résumé

L’objectif de cet article est de reconstruire brièvement  l’histoire  des écoles ethniques de la Région Coloniale Italienne du Rio Grande do Sul,  à  partir  des regards  registrés par  des consuls et  des agents consulaires. Considérant les contextes culturels, sociaux, politiques et économiques qui font  partie de la trame  historique des  processus d’immigration, spécialement de celle des  italiens, au Rio Grande do Sul à partir de 1875, l’analyse comprend la fin du XIXème siècle et le début du XXème siècle, moment où cette forme de scolarisation a été  significative. En  utilisant de sources historiographiques  diverses, mais  en  privilégiant  les  rapports  consulaires,   on  analyse  cette initiative singulière d’organisation scolaire, en cherchant à contribuer à la connaissance de l’histoire de l’éducation brésilienne.

Mots-clé:  ethnie;  écoles ethniques-communautaires italiennes; consuls.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Terciane Ângela Luchese, Lúcio Kreutz, UCS

Terciane Ângela Luchese é doutora em Educação pela Unisinos e  professora do Programa  de Pós-Graduação  em  Educação da Universidade de  Caxias  do  Sul.

Downloads

Publicado

2012-05-23

Como Citar

Lúcio Kreutz, T. Ângela L. (2012). Educação e etnia: as efêmeras escolas étnico-comunitárias italianas pelo olhar dos cônsules e agentes consulares - Education and ethnicity: the ephemeral italian ethnic-communal schools from the perspective of consuls and consular agents. Revista História Da Educação, 14(30), 227–258. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/28920

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo