Más allá del espasmo del presente: la escuela como memoria
Resumo
DEPOIS DO ESPASMO DO PRESENTE: A ESCOLA COMO MEMÓRIA
Resumo
Neste trabalho se analisa o valor da escola como conteúdo da memória biográfica e como elemento constitutivo da identidade biográfica das pessoas. Mediante análises baseadas na semiologia da cultura escolar e em alguns conceitos tomados da antropologia, o autor aborda as perspectivas hermenêuticas da história da educação. Analisa, também, os usos terapêuticos do patrimônio histórico-educativo nos marcos da educação patrimonial.
Palavras-chave: memória da escola e escola como memória, cultura escolar, conteúdos y patterns da cultura empírica da escola, história e hermenêutica da escola, usos terapêuticos do patrimônio escolar.
BEYOND THE SPASM OF THIS: SCHOOL AS A MEMORY
Abstract
This paper analyzes the value of school as the content of biographical memory and identity as a constitutive element of biographical people. Upon analysis based on the semiology of the school culture and some concepts borrowed from anthropology, the author examines the hermeneutical perspectives of the history of education. Consider also the therapeutic uses of equity in educational historical landmarks of heritage education.
Key-words: memory of the school and school as a memory, school culture, contents y empirical patterns of culture of the school, history and hermeneutics of the school, therapeutic uses of school property.
MÁS ALLÁ DEL ESPASMO DEL PRESENTE: LA ESCUELA COMO MEMORIA
Resumen
Este trabajo analiza el valor de la escuela como contenido de la memoria biográfica y como elemento constitutivo de la identidad biográfica de los sujetos. Mediante análisis basados en la semiología de la cultura escolar, y algunos conceptos tomados de la antropología, su autor aborda las perspectivas hermenéuticas de la historia de la educación. También extrapola sus análisis a los usos terapéuticos del patrimonio histórico-educativo en el marco de la educación patrimonial.
Palabras-clave: memoria de la escuela y escuela como memoria, cultura escolar, contenidos y patterns de la cultura empírica de la escuela, historia y hermenéutica de la escuela, usos terapéuticos del patrimonio escolar.
AU-DELÁDE LA PRÉSENTE LE SPASM: L'ÉCOLE COMME UNE MEMOIRE
Resumé
Cet article analyse la valeur de l'école que le contenu de la mémoire biographique et de l'identité comme un élément constitutif de biographiques des personnes. Lors de l'analyse fondée sur la sémiologie de la culture scolaire et certains concepts empruntés à l'anthropologie, l'auteur examine les perspectives herméneutiques de l'histoire de l'éducation. Considére aussi les utilisations thérapeutiques de l'équité historique et éducatif dans le cadre de l'éducation au patrimoine.
Mots-clé: mémoire de l'école et l'école comme un souvenir, culture de l'école, contenus y empiriques de la culture de l'école, histoire et herméneutique de l'école, utilisations thérapeutiques des biens scolaires.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.