Modelo Pedagógico de M-Learning em Sala de Aula Invertida (MLSAI): Reflexões Sobre o Uso de Recursos Tecnológicos

Ernane Rosa Martins, Luís Manuel Borges Gouveia

Resumo


O ML-SAI é um modelo pedagógico que visa orientar atividades de mlearning, tendo como fundamentação a metodologia Ativa da Sala de Aula Invertida (SAI). Este artigo tem como objetivo relatar a aplicação do ML-SAI em cursos de nível Superior e Médio em uma instituição de ensino, com o uso dos smartphones dos próprios alunos e promover algumas reflexões sobre o uso dos recursos tecnológicos envolvidos. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória, tendo como instrumento de coleta de dados: observação, questionários on-line e o registro no ambiente virtual Edmodo. Os resultados encontrados possibilitaram observar que as orientações do MLSAI permitiram uma boa integração entre os recursos tecnológicos e o ambiente escolar.


Palavras-chave


Sala de Aula Invertida, M-learning, Recursos Tecnológicos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.99524

Direitos autorais 2020 RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br