Estratégias de ensino-aprendizagem de programação introdutória no ensino superior: uma Revisão Sistemática da Literatura

Autores

  • Wallace Duarte de Holanda UFERSA
  • Laís de Paiva Freire UFERSA
  • Jarbele Cássia da Silva Coutinho UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95905

Palavras-chave:

Informática na Educação, Programação introdutória, Ensinoaprendizagem, Revisão Sistemática da Literatura.

Resumo

Os elevados níveis de insucesso nas disciplinas introdutórias de
programação vem sendo alvo de inúmeras questões e estudos ao longo dos anos.
Muitos pesquisadores vêm buscando encontrar soluções que possam contornar este
cenário, propondo metodologias e técnicas. Mediante esta problemática, uma
Revisão Sistemática da Literatura foi realizada, visando compreender o panorama
atual de pesquisa das publicações científicas no Brasil sobre as estratégias
adotadas no ensino de programação introdutória em cursos superiores, entre os
anos de 2014 a 2018. Os resultados obtidos mostram que softwares educativos,
jogos digitais e metodologias específicas estão sendo desenvolvidas e utilizadas com
intuito de amenizar os índices de insucesso nessas disciplinas.

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Publicado

2019-07-28

Como Citar

DUARTE DE HOLANDA, W.; DE PAIVA FREIRE, L.; CÁSSIA DA SILVA COUTINHO, J. Estratégias de ensino-aprendizagem de programação introdutória no ensino superior: uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 527–536, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95905. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95905. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC