Robótica Educativa: Drones e Novas Perspectivas

Igor Yepes, Dante Augusto Couto Barone

Resumo


Este trabalho, apresenta um levantamento realizado visando identificar o uso de drones em atividades de robótica educativa em disciplinas STEM. Após ampla pesquisa bibliográfica, compreendendo estudos publicados de 2014 até 2018, confirmouse a quase ausência do uso dessa tecnologia na área pedagógica, limitando-se, na maioria dos casos, ao uso de drones como ferramentas para captura de imagens ou vídeos para subsidiar temas de disciplinas diversas, ou para ensino específico sobre drones. Contudo, verificou-se que a área comercial já detectou esse nicho e oferta algumas plataformas com drones contendo recursos interessantes, cabendo à área acadêmica desenvolver estudos que comprovem a viabilidade do uso pedagógico desses equipamentos bem como suas reais potencialidades e possibilidades.


Palavras-chave


Dones, robótica educativa, disciplinas STEM.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.89293

Direitos autorais 2018 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br