Letramento digital: uma reflexão sobre o mito dos “Nativos Digitais”

Daniela Simone de Azevedo, Aleph Campos da Silveira, Carla Oliveira Lopes, Ludmila de Oliveira Amaral, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Ronei Ximenes Martins

Resumo


Neste tem-se por objetivo apresentar uma reflexão teórica de artigos que tematizam sobre letramento, letramento digital e digital literacy, direcionados a discutir sobre as habilidades que permeiam o desenvolvimento do letramento digital, enfatizando a questão do conceito “nativos digitais”, refletindo sobre o papel do professor como mediador da aprendizagem neste contexto. Assume-se uma pesquisa com foco qualitativo, de cunho bibliográfico, tomando como procedimento metodológico a descrição a partir de uma reflexão teórica sobre as implicações das TDIC na leitura e escrita na Sociedade da Informação a partir dos trabalhos de Bennett, Maton e Kervin 2008; Bennett e Maton, 2010; Fajardo et. Al, 2016; Silva e Arturo, 2016; e confrontamos o conceito de Nativos Digitais criado por Marc Prensky (2001). A reflexão permitiu compreender que as habilidades que subjazem o letramento digital, incluem também a observação, a análise e a comparação de informações.

Palavras-chave


letramento digital, TDIC, multimodalidade, “nativos digitais”

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.89222

Direitos autorais 2018 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br