Plataforma de Recursos Educacionais Abertos: Uma Arquitetura de Referência com Elementos de Gamificação

Armando M. Toda, Pedro Henrique Dias Valle, Milena Guessi, Rafaela Vilela da Rocha, José Carlos Maldonado, Seiji Isotani

Resumo


Plataformas de Recursos Educacionais Abertos (REAs) são sistemas
que centralizam e auxiliam na distribuição destes materiais, com base nos 4Rs (Revisão, Remixagem, Reúso e Redistribuição). Entretanto, faltam
mecanismos nos sistemas atuais para motivar e engajar discentes e docentes no reúso e redistribuição desses materiais. Este trabalho apresenta uma Arquitetura de Referência (AR) com elementos de gamificação para o estabelecimento de plataformas que incentivem os usuários a interagirem com o sistema. A AR foi construída sobre um modelo de Cliente-Servidor e foi avaliada por especialistas do domínio da gamificação, por meio de um checklist. Os resultados demonstram que a AR foi bem aceita pelos especialistas de domínio para os requisitos de Interoperabilidade e Segurança, contendo alguns itens que necessitam ser abordados na evolução da AR, como disponibilidade e performance.

Palavras-chave


Gamificação, REA, Sistemas de Gerenciamento, Arquitetura de Software, Avaliação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.70650

Direitos autorais 2017 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br