Plataforma de Recursos Educacionais Abertos: Uma Arquitetura de Referência com Elementos de Gamificação
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.70650Keywords:
Gamificação, REA, Sistemas de Gerenciamento, Arquitetura de Software, AvaliaçãoAbstract
Plataformas de Recursos Educacionais Abertos (REAs) são sistemasque centralizam e auxiliam na distribuição destes materiais, com base nos 4Rs (Revisão, Remixagem, Reúso e Redistribuição). Entretanto, faltam
mecanismos nos sistemas atuais para motivar e engajar discentes e docentes no reúso e redistribuição desses materiais. Este trabalho apresenta uma Arquitetura de Referência (AR) com elementos de gamificação para o estabelecimento de plataformas que incentivem os usuários a interagirem com o sistema. A AR foi construída sobre um modelo de Cliente-Servidor e foi avaliada por especialistas do domínio da gamificação, por meio de um checklist. Os resultados demonstram que a AR foi bem aceita pelos especialistas de domínio para os requisitos de Interoperabilidade e Segurança, contendo alguns itens que necessitam ser abordados na evolução da AR, como disponibilidade e performance.
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Published
2016-12-29
How to Cite
M. TODA, A.; HENRIQUE DIAS VALLE, P.; GUESSI, M.; VILELA DA ROCHA, R.; CARLOS MALDONADO, J.; ISOTANI, S. Plataforma de Recursos Educacionais Abertos: Uma Arquitetura de Referência com Elementos de Gamificação. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70650. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70650. Acesso em: 23 apr. 2025.
Issue
Section
Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais
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