QR Codes na Educação em Química

Aline Grunewald Nichele, Eliane Schlemmer, Adriana de Farias Ramos

Resumo


Um número cada vez maior de estudantes possuem dispositivos móveis, como smartphones e tablets, com acesso a internet e possibilidade de instalação de aplicativos com várias funcionalidades. Entre esses aplicativos estão os leitores de códigos de barras bidimensionais, como os QR Codes, aos quais podem ser associadas informações, sites, vídeos, etc. A aplicação dos QR Codes no contexto educacional pode instigar a curiosidade dos sujeitos, provocando a ação e a interação, bem como uma nova forma de produzir e acessar a informação. Nesse contexto, apresenta-se uma proposta de uso de QR Codes no âmbito da Educação em Química. Em especial, foram criados e socializados QR Codes associados a vídeos contemplando técnicas básicas de laboratório. Eles podem ser disponibilizados “in loco”, bem como em papeis, paineis e outros materiais. Com esse trabalho busca-se difundir aos docentes da área o uso educacional dos QR Codes como uma estratégia de ensino no contexto das tecnologias digitais.

Palavras-chave


QR Code, telefone celular, tablet

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.61425

RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

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