MOOCs: uma alternativa para a democratização do ensino

Rogério Cid Bastos, Breno Biagiotti

Resumo


Ainda considerado um fenômeno recente na área da educação, os MOOCs (Massive Online Open Courses) estão surgindo na web e capacitando milhares de pessoas ao redor do mundo. Porém eles não possuem um padrão definido e seu futuro é incerto. Diversos congressos estão discutindo as melhores formas de criar e disponibilizar esses cursos, que já apresentam algumas virtudes e deficiências bem evidentes. Neste artigo abordaremos alguns aspectos técnicos de como criar MOOCs atrativos e eficientes pedagogicamente, além de técnicas para diminuir a evasão dos alunos. Falaremos sobre a questão da certificação dos cursos oferecidos nessa modalidade e o desafio de torna-los economicamente viáveis. Abordaremos o novo papel do professor e como ele deve agir na criação de um MOOC.

Palavras-chave


MOOCs, blended learning, e-learning, conectivismo, educação permanente.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.50333

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br