EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SCRATCH COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE SANEAMENTO BÁSICO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.50276Palavras-chave:
scratch, objetos de aprendizagem, saneamento básico, processo de ensino e aprendizagem.Resumo
A falta de cuidados com o saneamento básico pode acarretar diversos problemasambientais e de saúde. Entende-se, portanto, que é de fundamental importância que a conscientização sobre esses cuidados seja discutida desde a infância. Nesse contexto, o presente artigo analisa a contribuição de objetos de aprendizagem (OA), desenvolvidos no ambiente de programação Scratch, ao serem utilizados como ferramentas pedagógicas para o ensino de Saneamento Básico no 5ọ ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma escola pública do município de Campos dos Goytacazes/RJ, utilizando os três OA produzidos. Como fundamentação teórica adotou-se a teoria vygotskyana. Para a avaliação da estratégia pedagógica adotada, foram utilizadas listas de exercícios de pré e pós-teste, observação e questionário. Os dados foram analisados e mostraram boa aceitação dos alunos aos OA e à proposta da aula.
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Publicado
2014-07-18
Como Citar
MARCELINO DOS SANTOS SILVA, A.; AMARA SILVA DE SOUZA MORAES, D.; CRISTINA FREITAS BATISTA, S. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SCRATCH COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE SANEAMENTO BÁSICO. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.50276. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/50276. Acesso em: 18 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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