Utilização das redes sociais na educação: guia para o uso do Facebook em uma instituição de ensino superior

Autores

  • Douglas Paulesky Juliani Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. Departamento de informática, Instituto Federal de Santa Catarina,Florianópolis, SC, Brasil.
  • Jordan Paulesky Juliani Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil
  • João Artur de Souza Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil
  • Raphael Winkcler de Bettio Departamento de Ciências da Computação, Universidade Federal de Lavras, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36434

Palavras-chave:

Redes Sociais, Facebook, educação, ensino, aprendizagem.

Resumo

Os softwares de redes sociais possuem elevada audiência no Brasil, em
especial, o Facebook, que neste estudo é analisado a partir de diversos aspectos com o intuito de suportar as atividades educacionais em uma instituição de ensino superior, aproximando alunos, professores, empresas e comunidade. Para tanto, são apresentados os conceitos de redes sociais e suas aplicações na educação. Em seguida é apresentado o guia para uso do Facebook para fins educacionais, construído com base na experiência do seu uso em uma disciplina no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) que contempla: o levantamento das atividades educativas, os atores envolvidos, as questões de ética, de segurança e de privacidade, além de prever a integração com outras mídias da instituição. As sugestões para a implantação e uma proposta de avaliação da utilização das redes sociais na educação também são abordados neste artigo

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Publicado

2012-12-30

Como Citar

JULIANI, D. P.; JULIANI, J. P.; SOUZA, J. A. de; BETTIO, R. W. de. Utilização das redes sociais na educação: guia para o uso do Facebook em uma instituição de ensino superior. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36434. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36434. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos