Utilização das redes sociais na educação: guia para o uso do Facebook em uma instituição de ensino superior

Douglas Paulesky Juliani, Jordan Paulesky Juliani, João Artur de Souza, Raphael Winkcler de Bettio

Resumo


Os softwares de redes sociais possuem elevada audiência no Brasil, em
especial, o Facebook, que neste estudo é analisado a partir de diversos aspectos com o intuito de suportar as atividades educacionais em uma instituição de ensino superior, aproximando alunos, professores, empresas e comunidade. Para tanto, são apresentados os conceitos de redes sociais e suas aplicações na educação. Em seguida é apresentado o guia para uso do Facebook para fins educacionais, construído com base na experiência do seu uso em uma disciplina no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) que contempla: o levantamento das atividades educativas, os atores envolvidos, as questões de ética, de segurança e de privacidade, além de prever a integração com outras mídias da instituição. As sugestões para a implantação e uma proposta de avaliação da utilização das redes sociais na educação também são abordados neste artigo

Palavras-chave


Redes Sociais, Facebook, educação, ensino, aprendizagem.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.36434

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