RedFace: Um Sistema de Reconhecimento Facial para Identificação de Estudantes em um Ambiente Virtual de Aprendizagem

Fábio Abrantes Diniz, Francisco Milton Mendes Neto, Francisco das Chagas Lima Júnior, Laysa Mabel de O. Fontes

Resumo


Atualmente, a maioria dos Ambientes Virtuais de Aprendizagens (AVAs) não dispõe de mecanismos eficientes que possam identificar os alunos
tanto no acesso ao sistema quanto durante o desenvolvimento de suas
atividades. Em geral, este tipo de sistema adota como prática de segurança a utilização de mecanismos de autenticação por login e senha. O uso deste tipo simples de autenticação aumenta a vulnerabilidade a fraudes no aspecto relativo à identidade daquele que realiza o curso. Para preencher esta lacuna, este trabalho desenvolve e aplica um sistema de reconhecimento facial baseado em técnicas de Análise de Componentes Principais e Autofaces em um AVA, e investiga o seu desempenho na identificação do aluno durante toda a realização do curso em um AVA.

Palavras-chave


Faces, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle, Alunos, Identificação.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.36403

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