Análise de trabalhos de conclusão de curso utilizando técnicas de processamento de linguagem natural
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.141571Palavras-chave:
Analítica de aprendizagem, Ensino da escrita, Analítica da escritaResumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre a análise da escrita de trabalhos de conclusão de curso em diferentes áreas, considerando métricas da linguística computacional. Utilizou-se para isso o sistema NILC-Metrix, uma adaptação do sistema Coh-Metrix que utiliza recursos linguísticos para avaliar aspectos como o nível de complexidade e de leiturabilidade de um texto, compondo 200 métricas divididas em 14 categorias. Este estudo utilizou o NILC-Metrix para avaliar 2152 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de instituições federais brasileiras, analisando métricas como sofisticação lexical, complexidade sintática e dispositivos de coesão. Os resultados revelaram diferenças significativas entre áreas, como por exemplo o fato de que os textos de Tecnologia da Informação (TI) apresentam menor complexidade em relação a trabalhos na área de Ciências Humanas e Sociais. Também observou-se que a variação da complexidade textual tende a acompanhar o tamanho do texto, sendo que textos com menos palavras por sentença e menor número de sentenças por parágrafo têm menor nível de complexidade textual, como nas áreas de TI e Engenharia
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).