Escrita colaborativa na cultura digital: ferramentas e possibilidades de construção do conhecimento em rede

Patrícia Behling Schäfer, Rosália Lacerda, Léa da Cruz Fagundes

Resumo


O presente artigo discute formas e métodos de escrita colaborativa suportada por recursos da tecnologia informática disponíveis online como espaço de interlocução de alunos e professores. Examinam-se ferramentas passíveis de uso para a construção do conhecimento em rede a partir do compartilhamento da escrita de forma síncrona e assíncrona, em ambientes públicos e privados, de modo a usufruir atributos da cultura digital e as habilidades da geração que nasceu imersa no contexto das tecnologias da informação e comunicação. Propõe-se a concepção de meios de autoria
coletiva que privilegiem a expressão do aluno, favoreçam o acompanhamento de seus modos de pensar e possibilitem ao professor a realização de intervenções sobre a escrita, promovendo-a de um mecanismo de avaliação para um meio de interação social.
Palavras-chave: escrita colaborativa, autoria, conhecimento, rede.

Palavras-chave


escrita colaborativa, autoria, conhecimento, rede.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14012

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br