Tecnologias aplicadas à Educação Musical

Autores

  • Rodrigo Schramm

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13700

Palavras-chave:

tecnologias musicais, educação musical, educação a distância

Resumo

Com a popularização dos computadores e a disseminação da internet,
surgem novas tecnologias capazes de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem
musical. Essas tecnologias estão presentes hoje através de ferramentas como
editores de partituras, editores de áudio e vídeo, seqüenciadores MIDI, programas
de treinamento auditivo e também através de novos instrumentos como teclados
eletrônicos e sintetizadores. Todos esses elementos são influenciados pela sua forma
de aplicação, onde a tecnologia pode ser utilizada para aprender conteúdos
musicais ou pode ser utilizada para produzir novos objetos multimídia que serão
utilizados posteriormente no processo de construção do conhecimento musical.
Além disso, os fundamentos teóricos da educação, bem como as abordagens
pedagógicas, são importantes para compor critérios de avaliação, tanto para a
escolha de uma determinada tecnologia, quanto para sua própria criação. A
tecnologia oferece recursos e descortina possibilidades para que se possa atingir
objetivos específicos, sendo assim um fator complementar no ensino de música,
capaz de gerar motivação, surpreender e superar barreiras.

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Publicado

2009-04-11

Como Citar

SCHRAMM, R. Tecnologias aplicadas à Educação Musical. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 2, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13700. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13700. Acesso em: 11 ago. 2022.