For-chat: uma comunidade virtual construindo sentido, autoria e conceitos em um ambiente cooperativamente interativo

Querte Mehlecke, Margarete Axt, Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Resumo


comunicação mediada por computador é um elemento fundamental no processo de ensino e aprendizagem em ambientes de educação a distância. Neste sentido, o for-chat (ferramenta de comunicação síncrona e assíncrona) foi o meio pelo qual procurou-se, através da teoria de Bakhtin, aplicar a prática, estudando o discurso, autoria e conceitos construídos pelos estudantes no decorrer das interações nesse ambiente. Destaca-se alguns diálogos que ilustram as interações e autorias coletivas, cujos resultados propiciarão uma reflexão dos efeitos do for-chat no processo de ensino e aprendizagem nos ambientes virtuais.

Palavras-chave


For-chat, sentido, autoria, discurso, ambiente virtual de aprendizagem

Texto completo:

PDF PPT


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13639

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br