For-chat: uma comunidade virtual construindo sentido, autoria e conceitos em um ambiente cooperativamente interativo
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13639Palavras-chave:
For-chat, sentido, autoria, discurso, ambiente virtual de aprendizagemResumo
comunicação mediada por computador é um elemento fundamental no processo de ensino e aprendizagem em ambientes de educação a distância. Neste sentido, o for-chat (ferramenta de comunicação síncrona e assíncrona) foi o meio pelo qual procurou-se, através da teoria de Bakhtin, aplicar a prática, estudando o discurso, autoria e conceitos construídos pelos estudantes no decorrer das interações nesse ambiente. Destaca-se alguns diálogos que ilustram as interações e autorias coletivas, cujos resultados propiciarão uma reflexão dos efeitos do for-chat no processo de ensino e aprendizagem nos ambientes virtuais.Downloads
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Publicado
2003-02-28
Como Citar
MEHLECKE, Q.; AXT, M.; TAROUCO, L. M. R. For-chat: uma comunidade virtual construindo sentido, autoria e conceitos em um ambiente cooperativamente interativo. RENOTE, Porto Alegre, v. 1, n. 1, 2003. DOI: 10.22456/1679-1916.13639. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13639. Acesso em: 29 abr. 2025.
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Artigos
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