Videoaula Interativa como Material Potencialmente Significativo na Educação a Distância

Rosimere Silva Mogetti, Fernando Augusto Treptow Brod, João Ladislau Barbará Lopes

Resumo


O trabalho buscou conhecer a percepção dos professores formadores do Departamento de Educação a Distância do Instituto Federal Sul-rio-grandense sobre o uso de videoaulas interativas como recurso de ensino. A pesquisa teve por objetivo geral compreender como estão sendo produzidas as videoaulas e de que maneira estão sendo utilizadas como recurso de ensino. A investigação foi feita por meio de um questionário elaborado com questões abertas e fechadas analisadas por meio da abordagem qualiquantitativa do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefévre e Lefévre sobre como ensinar através desse recurso e quais os principais obstáculos e dificuldades vivenciados pelos professores. Os professores mostraram-se frágeis diante da falta de capacitação oferecida para esse novo modo de ensinar, assim como apontaram a falta de uma equipe de apoio para seu trabalho, mas não deixaram de sublinhar sua disposição para a atualização dos seus conhecimentos. Os professores formadores, através de seus depoimentos, ofereceram exemplos valiosos trazidos de suas experiências com a Educação a Distância. Exemplos que demonstram o interesse que todos têm em obter alguma forma de interagir com o estudante que está em diversos tempo e lugar.


Palavras-chave


Aprendizagem Significativa. H5P. Professor Formador. Videoaula Interativa. Material Didático Interativo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.106052

Direitos autorais 2020 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br