Uma experiência de uso de Sistemas de Resposta à Audiência em atividade de educação não formal

Robertino Mendes Santiago Jr, Carlos Roberto Beleti Junior, Maytê Gouvêa Coleto Bezerra, Alexandre Prusch Züge

Resumo


O uso da tecnologia, na Educação, tem crescido, contribuindo para experiências mais atraentes e para aprendizagens significativas. Um recurso destacado são os Sistemas de Resposta à Audiência (SRA), que permitem encorajar a participação, recolher e processar as informações e viabilizar feedback imediato. Aqui, relatamos o uso do SRA em uma ação de Educação não formal sobre Arquitetura de Computadores (AC), com 160 estudantes dos anos finais, do Ensino Fundamental, antes e depois de intervenções que apresentavam componentes de computadores. O SRA, além da relação com o tema da AC, foi de fácil uso, permitiu agilidade no tratamento dos dados e esclarecimento de dúvidas. Assim, o SRA evidenciou virtudes e fragilidades, incrementando a ação e orientando ajustes que a melhorarão em novas oportunidades.


Palavras-chave


arquitetura de computadores, educação não formal, sistemas de resposta à audiência.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.106050

Direitos autorais 2020 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br