O Ensino da programação de computadores na perspectiva de Gagné aplicado no contexto da educação prisional

Fábio Ventorim Siqueira, Márcia Gonçalves de Oliveira

Resumo


Robert Mills Gagné foi um psicólogo norte americano muito influente no campo da educação entre as décadas de 60 e 70, onde se destacou ao conseguir harmonizar as principais contribuições behavioristas e cognitivistas em prol da educação. Neste trabalho mostramos que, ao utilizar princípios da teoria da aprendizagem de Gagné, é possível ensinar programação de computadores a pessoas em privação de liberdade. Nossos resultados demonstram também que é possível manter esses indivíduos ocupados, com o desenvolvimento de soluções computacionais criativas, durante o tempo que antes ficavam ociosos dentro das celas.


Palavras-chave


Programação de Computadores. Educação Prisional. Pensamento Computacional. Ressocialização.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.106035

Direitos autorais 2020 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br